Phrasal verb x Verbo normal

Olá,

Recentemente estou tentando decorar os phrasal verbs que por sinal podem ter vários significados,por isso aí vai minha dúvida,posso usar um phrasal verb no
Lugar de um verbo normal? Exemplo:

I'm going to come up a plan to save the world!
I'm going to make/create a plan to save the world!

You'll freak out when hear what I will tell you.
You'll get crazy when hear what I will tell you.

Quais estão certos?

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Dicas:
Posso usar um phrasal verb no lugar de um verbo normal?
Às vezes, nem sempre. Na verdade, é preciso ter cuidado com isso. Pois os phrasal verbs possuem significados muito específicos, que os verbos normais não alcançam na grande maioria dos casos.

Nos exemplos citados, sugiro correções:
I'm going to come up with a plan to save the world!
I'm going to make/create a plan to save the world!

You'll freak out when you hear what I will tell you.
You'll get crazy when you hear what I will tell you.

Você nem sempre vai encontrar uma substituição adequada, natural, prática para um phrasal verb. Sendo assim, ao se deparar com um importante, o melhor a fazer é aprender a utilizá-lo bem. Não fique adiando achando que "possui mentalmente um equivalente para este ou aquele phrasal verb". Isto pode acarretar perda de tempo, e acumular conteúdo para você assimilar futuramente.

Os principais phrasal verbs precisam ser aprendidos. Independentemente de haver ou não uma substituição - verbo normal para ele.

Bons estudos. Compartilhe.
Obrigado pela resposta,mas..

Porque o uso do with em Come Up?

A intenção era dizer: Vou bolar/criar um plano para salvar o mundo.

Obrigado.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Porque o phrasal é com "with", "come up with".
Dúvidas tiradas, obrigado novamente!