Pode-se usar any com countable nouns em frases negativas?

Olá, pessoal!

Eu sei que a frase "I didn't like any of the movies" está correta. Mas é correto dizer "I didn't like any movie", ou devo exclusivamente dizer "I didn't like any movies"? O Google dá mais resultados para a forma no singular. Geralmente, vejo any com frases na afirmativa querendo dizer "não importa qual", como em "Any Brazilian movie is worth watching."

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
As duas formas estão ok gramaticalmente. Singular e plural. Há uma preferência natural de se usar "any" + ''substantivo no plural'', no caso, "any movies".

Porém, neste contexto, a sentença ''I didn't like any of the movies'' é a que me soa mais adequada e natural, apesar das outras duas formas estarem corretas gramaticalmente falando.
Muito obrigada, Donay!!!

Eu também acho a forma ''I didn't like any of the movies'' é a que soa melhor. Tenho a impressão de que o uso de any + plural noun soa melhor quando se espera que mais de um item esteja em jogo, como: "He doesn't have any friends." Aqui, por exemplo, se espera que ele tenha mais de um amigo. No meu exemplo, fiquei com a impressão de que não importa qual filme, nenhum cai no meu gosto.