Pode-se usar any com countable nouns em frases negativas?

Olá, pessoal!

Eu sei que a frase "I didn't like any of the movies" está correta. Mas é correto dizer "I didn't like any movie", ou devo exclusivamente dizer "I didn't like any movies"? O Google dá mais resultados para a forma no singular. Geralmente, vejo any com frases na afirmativa querendo dizer "não importa qual", como em "Any Brazilian movie is worth watching."

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
As duas formas estão ok gramaticalmente. Singular e plural. Há uma preferência natural de se usar "any" + ''substantivo no plural'', no caso, "any movies".

Porém, neste contexto, a sentença ''I didn't like any of the movies'' é a que me soa mais adequada e natural, apesar das outras duas formas estarem corretas gramaticalmente falando.
Muito obrigada, Donay!!!

Eu também acho a forma ''I didn't like any of the movies'' é a que soa melhor. Tenho a impressão de que o uso de any + plural noun soa melhor quando se espera que mais de um item esteja em jogo, como: "He doesn't have any friends." Aqui, por exemplo, se espera que ele tenha mais de um amigo. No meu exemplo, fiquei com a impressão de que não importa qual filme, nenhum cai no meu gosto.