Poliglota bate o recorde mundial de idiomas

josneywat 6
Poliglota bate o recorde mundial de idiomas

Carlos Amaral Freire, 74, bate o recorde mundial de quem mais estudou idiomas.

O Professor aposentado Carlos Amaral Freire, 74, acabou de bater o recorde mundial de aprendizado de línguas- 115. O recorde anterior era do cardeal italiano Giuseppe Mezzofanti (1774-1849), do século 19, a quem era atribuído o feito de poder traduzir 114 línguas.
Gaúcho de Don Pedrito, fronteira com o Uruguai, Carlos Freire mora num sítio no Morro das Pedras, Florianópolis. Publicou ano passado um livro intitulado “Babel de Idiomas”, onde traduziu para o português poemas em 60 línguas diferentes.
Se não for provado o contrário, Carlos bateu outro recorde: o do ser humano que conseguiu publicar traduzindo para sua língua materna (no caso dele, o português) poemas escritos no maior número de idiomas. O Guinness (livro de recordes) será consultado em breve para dar um parecer.
O Biguaçu em Foco descobriu o professor Carlos Freire, um intelectual arredio a badalações e à autopromoção, por intermédio do professor de árabe e russo, Manhal Kasouha Cherem, de Florianópolis.
O JBFoco publicou reportagem sobre a história do professor Freire em outubro de 2004, matéria esta que acabou sendo premiada neste ano num concurso da Adjori/SC (Associação de Jornais do Interior de Santa Catarina).
Detalhe
Freire não fala 115 línguas. Isso é humanamente impossível. Haja memória! Ele fala umas 30 com ou mais ou menos razoável fluência.
Tem idioma que ele estudou há 30 anos e nunca mais revisou por falta de tempo porque está sempre estudando uma nova língua. E se ele deparar com o idioma estudando há muito tempo, certamente não o lembrará na hora. Ele precisa de algumas horas ou dias para relembrar a língua.
Hoje ele está “enferrujado” na língua macedônia. Mas na década de 1990, Freire surpreendeu um jornalista macedônio (da Macedônia, região da Iugoslávia) dando uma entrevista naquela exótica língua um mês depois que começou a estudar o idioma.
Desde a juventude, ele se dedicou única e exclusivamente ao estudo de idiomas. Continua até hoje com a rotina de passar de três a quatro horas por dia estudando. Na realidade, a capacidade de Freire é traduzir, COM ou SEM DICIONÁRIO, textos nas 115 línguas que estudou. Carlos foi reconhecido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, que lhe conferiu o certificado dos 2001 homens mais surpreendentes do século XX.
Um homem desse merecia até ser um “Globo Repórter” especial.

Lista das 115 línguas estudadas pelo professor Freire
Africânder
Aimará
Albanês
Alemão
Suíço
Árabe
Aramaico
Armênio
Assírio
Azeri
Basco
Bengali
Bielo-russo
Birmanês
Bislama
Bretão
Búlgaro
Caingangue
Cantonês
Casaque
Catalão
Chinês
Coreano
Corso
Crioulo francês do Haiti
Crioulo Giné Bissau
Curdo
Dinamarquês
Egípcio
Eslavônico
Eslovaco
Esloveno
Espanhol
Esperanto
Estoniano
Feróico
Filipino
Finlandês
Francês
Franco-provençal
Frísio
Friulano
Gaélico escocês
Galego
Galês
Georgiano
Grego clássico
Grego moderno
Guarani
Hauça (ou Hausa)
Hebraico
Híndi
Hitita
Holandês
Húngaro
Iídiche
Indonésio
Inglês
Ioruba
Irlandês
Islandês
Italiano
Japonês
Javanês
Khmer
Ladino (Dalmácia)
Ladino (Judeu-Espanhol)
Latim
Letão
Lituano
Luxemburguês
Macedônio
Maia
Malaio
Malgaxe
Maltês
Mapuche
Mongol
Náutle
Neomelanésio
Nepali
Papiamento
Pashto
Persa
Polonês
Provençal
Quíchua
Romanche
Romani (Cigano)
Romeno
Russo
Samoano
Sânscrito
Sardo
Servo-croata
Somali
Sorábio (alto)
Sorábio (baixo)
Suaíli (Swahili)
Sueco
Tailandês
Tâmil
Tártaro
Tcheco
Tibetano
Tupi
Turco
Ucraniano
Uólof (Wolof)
Urdu
Uzbeque
Vietnamita
Volapük
Xavante
Zulu

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
21 respostas
Ordenar por: Data
tomas 1
:o While I'm trying to learn one language(English,of course),he speaks 30 languages and is able to translate 115!!
Oh my Gosh!
He 's very inteligent!
PKdbz 4
Com toda certeza merecia um "Globo Repórter" só pra ele...
Ola a todos! Interessante este senhor que estudou 115 idiomas...sem dúvida um feito admirável,eu também estudo idiomas há vários anos,no meu caso estudo não 115 mas 198 idiomas! Por isso nao me parece justo que este senhor seja considerado o maior poliglota pois além do seu número ser muito inferior ao meu,ele considera o suiço uma língua,coisa que não existe meu caro. As línguas da suiça são: italiano-francês-romanche et vários dialectos falados da língua alemã sendo o alto-alemão (oficial da alemanha) a língua reconhecida e oficial dos cantoes da suiça alemã. Este senhor antes de estudar seja o que for talvez seja indicado saber o nome das línguas que estuda pra nao cair no erro de estudar línguas que não existem. lol :lol:
Adriano Japan 1 2 21
Só na língua japonesa são 3 alfabetos distintos, só 1 com 1945 caracteres...básicos.
Com sorte, mandarim só tem 1 único alfabeto.. com 10.000 caracteres "básicos" também..
A minha opinião é que um ser humano normal precisaria de umas 10 vidas para aprender todas essas línguas acima ↑(inclusive a "suíça" :lol: ), gastando 1 delas para aprender somente 3 línguas asiáticas.
Ravenna 3
Por causa dos motivos já citados no post acima, eu desisti de aprender línguas asiáticas O_O

Umm, esse cara é um gênio. Não tem como não ficar impressionado. Quem sabe um dia alguém do nosso querido fórum não chega lá? :D
Hehe tem idioma naquela lista que eu não nem sei o que é e de onde é!
Alguém por aqui tem interesse por dialetos?
C-ya!
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
JacksonB 3
Realmente impressionante! Inveja! haha

Pessoal, aqui vocês podem ver o CARA falando e dando dicas e opiniões, são 13 vídeos (Nao achei o 1 :S ).

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IA-wADQ ... er&list=UL[/youtube]

Assistirei todos. *-*
Eu duvido que ele sejá fluente em pelomenos 5 idiomas.
Ravenna 3
Existem muitas pessoas que são fluentes em 5 ou mais idiomas :D Com certeza ele fala mais que 5.. Ótimo exemplo de motivação mesmo para quem está querendo aprender só um ^^ (English)!
Oks ... Não acredito que ele fale todas as liguas que ele diz ter estudado Fluentemente.
PKdbz 4
Ali fala que ele realmente não é fluente em todas, mas mesmo assim é um feito e tanto.

btw, estou estudando japonês, nem é tão difícil quanto parece :D
Naverdade é mais fácil que inglês, e MUITO mais fácil que português.
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Adriano Japan 1 2 21
Este sim é um artigo confiável, explicativo, detalhado e inteiramente possível.

https://www.englishexperts.com.br/como- ... 9-idiomas/

Putz.. virei fã!! ☆_☆ esse cara tira praticamente todas as palavras da minha boca!!
Agora chegar contando uma balela, que sabe falar nada menos que 74 idiomas,sem nenhuma explicação lógica e ainda se sentir "ofendido" quando querem testar seus conhecimentos.. :roll:
Adriano Japan 1 2 21
p.s.: querem a prova maior da veracidade de um verdadeiro poliglota?
Este é o site dele, que ensina inglês:

http://www.thelinguist.com

Dei uma passada de olho nas interfaces do mesmo site em algumas das outras línguas disponíveis, e percebi claramente que ele próprio o traduziu, sem expressões 100% perfeitas que só um nativo entenderia, além de outras expressões que só um estrangeiro utiliza quando traduz diretamente de sua própria língua.

Parabéns Steve Kaufmann! ;)
Ravenna 3
Ele é um exemplo. Gostei de ver ele falando varios idiomas na apresentação ;)

BTW - Quem não gostaria de ser diplomata? :D - Eu acho o método dele muito interessante.
P.S. o português dele é brasileiro lol apesar do sotaque meio pesado.
P.S. um dia eu vou ser como ele... poliglota!!!!

C-ya e boa sorte a todos!!!
Adriano Japan 1 2 21
Ravenna,

Para ser diplomata precisa amar e servir o próprio país diante do cenário internacional.
Como eu, um completo apátrida cultural poderia me tornar um?
"Expert" passional da cultura oriental, e um completo ignorante da cultura do meu próprio país, chego a passar vergonha quando estrangeiro me pergunta sobre "Iracema", "Getúlio Vargas", além de qualquer aspecto relacionado à cultura e história do Brasil. :oops:
Este tópico que criei inteiramente sobre as diferenças linguísticas das respectivas 2ª e 3ª potências mundiais atuais definem bem onde está meu interesse e o que sei sobre Brasil.
Mas quem sabe um dia não naturalizo alguma coisa? :lol:
Ravenna 3
Amar e servir o próprio país... tá pra mim LOL =) Lembre-se o conhecimento cultural necessário requer algo bastante formal, então não precisa saber sobre as idiotices desse país p/ conhece-lo completamente... you know, esses cargos de alto escalão são basicamente formado por pessoas que são extremamente acima dessas huh, peculiaridades que tanto perturbam nossas vidas. Creio que nenhum diplomata brasileiro tenha estômago p/ falar que funk é uma parte da nossa cultura! Nem mesmo o lado 'obscuro' do carnaval... Sad But True.

Huh, eu já li tudo quanto é livro da Literatura em Português, então não sou tão ignorante LOL - só tenho orgulho de ser ignorante na área musical (atual) desse país, se isso pesasse p/ ser diplomata, nem por um salário a la deputado de Brasilia eu iria elogiar funk e etc lá fora ou mesmo aqui.

Desculpe se eu fui muito extremista ou infeliz nas minhas palavras. Esta é minha opinião não a do English Experts.

AJ, se você pensar em se naturalizar, nem vai precisar deixar de ser brasileiro :twisted: já que o Brasil aceita vc ter outras nacionalidades mais. ^^
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
tomas escreveu::o While I'm trying to learn one language(English,of course),he speaks 30 languages and is able to translate 115!!
Oh my Gosh!
He 's very inteligent!
Shame on us Tomas LOL
My goal is English. If I master it one day I'll be very happy and it'll pay off all the efforts I've been doing along five years.
Adriano Japan 1 2 21
O consulado/embaixada de qualquer país sério do mundo, existe para assistir seus nacionais no exterior.
Mas consulado do Brasil... pelo menos no Japão parece que só serve pra cobrar taxa abusiva, meter a mão no bolso do povo..sabe que lá se ganha bem.. até no exterior a politicagem brasileira é a mesma... nesse acidente do Japão, todos os países dando as mãos, auxiliando na reconstrução daquelas cidades... e os que não ajudam, pelo menos mandam alguma ajuda para retirar seus cidadãos..
Brasil não, além de não ajudar, ainda atrapalha, dizendo que vai "pressionar o governo".... coisa feia.. fazendo escândalo na casa dos outros.
tsc..tsc... acho que estão querendo que os japoneses busquem primeiro brasileiros, pra só depois ir atrás de mais alguém..
Brasileiro: SEMPRE se achando melhor que os outros (só na própria cabeça) :?
Ravenna 3
Adriano Japan escreveu:Brasileiro: SEMPRE se achando melhor que os outros (só na própria cabeça)
Ouch. Nem todos os brasileiros são assim.

Eu já acho que tem muita gente neste país com um complexo de se achar inferior a outros povos do mundo ou mesmo de se ofender por qualquer coisa.

:o :?
Adriano Japan 1 2 21
quando não se acha melhor, está sempre querendo levar vantagem.

http://www.pequenascousas.com/2011/03/m ... -agua.html
Ravenna 3
Acho melhor você não generalizar o assunto.

E yeah, você também é brasileiro. Então tbm está nessa categoria aí?

O_o
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Alessandro 3 13 98
Assunto do tópico foi modificado, por isso será trancado.

Obrigado pela participação de todos.

Abraços,