Posso responder perguntas com modais com outros auxiliares?

Gostaria de saber se posso responder perguntas que utilizam verbos modais (can, may, might, could...) com auxiliares (do, does, did, done...)

Exemplo:
-Can you speak English?
Yes, I do.

-Could you help me, please?
No, I don't.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3 18 190
Complementando. As excessões, muito idiomáticas, aparecem quando sabemos que a expressão está sendo utilisada com um sentido modificado -- por exemplo, por questão de cortesia.

Would you know the way to the subway? ('Would' aqui realmente significa 'do'.)
Yes, I do. / Sorry, I don't.

Could you lend me a hand? ('Could' = 'Can')
Yes, I can, of course. / Sorry, I can't right at the moment; could you wait a minute?

Could we use an estimate in this case, instead of actually measuring the wall? ('Could' = 'could' -- a real conditional)
Yes, we could. Unless you're trying to be very precise. (=It's possible.)
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
23 127 1.7k
Não, Gabriel.

Os verbos modais são auxiliares. Uma pergunta com um modal não pode ser respondida como você fez. Deve-se responder com o modal. Observe.

-Can you speak English?
Yes, I can. / No, I can't.

-Could you help me, please?
Yes, I could. / No, I coudn't.


Se não for modal.

Do you speak English?
Yes, I do. / No, I don't.

Are you American?
Yes, I am. / No, I am not.


Bons estudos!
Thanx man.
It really helped me! (: