Posso usar "in the morning" no present perfect?

Olá!

Posso usar uma frase no present perfect que contonha "in the morning".

Exemplo:


I have done my homework in the morning.

Está correto?



O "this morning" eu sei que pode quando ainda estamos no pérido, ou seja, de manha. Da mesma forma para this year, this afternoon etc etc. Porém esse "in the morning" me pegou.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Esse tópico pode ajudar um pouco.
Henry Cunha 3 18 190
A questão é, por que você quer utilisar o present perfect nesse caso? Por que não o passado simples?

I did my homework in the morning. = Eu fiz o meu dever da casa durante a manhã.
I did my homework this morning. = Eu fiz ... esta manhã.

Você enxerga algum outro significado não explicitado com o passado simples, necessitando o presente perfeito?

A utilisação do 'present perfect' é útil se houver algo mais a ser dito, como por exemplo:

I have always done my homework in the morning. (ou: never, sometimes, etc.) = uma ação repetitiva e que continua
Em vez de: I always did my homework in the morning. (ou: never, sometimes, etc.) = uma ação repetitiva mas encerrada

Ou se estamos propositalmente repondendo a uma pergunta ou comentário:

A: You never have your homework done early in the day!
B: Yes, I have done it in the morning. Don't you remember last Tuesday? And the week before, on Friday? When I don`t have it done in the morning it`s because nothing was due that day. And I have done it late at night, when you're already asleep.

Gramaticalmente, não há problema. O desafio maior é saber qual o uso mais adequado, em contexto. Nesse caso que eu inventei, há a possibilidade de B responder com o present perfect porque uma forma semelhante já foi introduzida por A, e a resposta enfatisa a ocorrência ocasional com as informações oferecidas.