Posso usar Present Perfect duas ou mais vezes em uma frase?

Olá.


PERGUNTA 1
Tenho uma duvida sobre o present perfect (may have/might have/must have/could have).

Quando eu uso esses membros em parenteses, eu posso utilizar palavras como yesterday na frase - coisa que não posso usar em caso de present perfect.

Ex:

I could have gone there yesterday

I have gone there yesterday (essa eu sei que não pode).



PERGUNTA 2
Posso usar present perfect 2 ou mais vezes em uma frase?

Exemplo:

I would have gone there if I have had money.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
8 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
"PERGUNTA 1
Tenho uma duvida sobre o present perfect (may have/might have/must have/could have).

Quando eu uso esses membros em parenteses, eu posso utilizar palavras como yesterday na frase - coisa que não posso usar em caso de present perfect."
I (could/may/might/must) have gone there yesterday. >> Todas estas formas são possíveis.
Eu (poderia/posso/devo) ter ido lá ontem.


PERGUNTA 2
Posso usar present perfect 2 ou mais vezes em uma frase?
Pode usar. Porém, não da forma que usou.

I would have gone there if I have had money. (incorreta)

Um exemplo recomendado:

I've noticed she's made a mistake.
Eu notei que ela cometeu um erro.


Bons estudos!
Olá,

Muito obrigado!

Mas não entendi o proque da pergunta 2 a frase que dei como exemplo está incorreta. Porque?
Henry Cunha 3 18 190
Copiando:
I would have gone there if I have had money

Nesse caso, há um erro básico de concordância, que se resolve assim:

I would have gone there if I had had (the) money

Falando, soaria assim:

I would've gone there if I'd had the money.

E, comum também ouvir o seguinte, ainda que um pouco falho:

I would've gone there if I had the money.

Diferenciando:
1. Toda a ação contemplada no passado: I would have gone if I had had the money.
2. Toda a ação contemplada no presente: I would go if I had the money.
3. Toda a ação contemplada no futuro: I will go if I have the money.

A condição necessária (ter dinheiro) deve ser expressa num tempo verbal que demonstra anteceder a ação-resultado (ir).
Henry Cunha 3 18 190
Um exercício que pode ajudar. Insira give/gave/had given nas seguintes frases:

If I _____ you ten dollars, will you come with me?
If I _____ you ten dollars, would you come with me?
If I _____ you ten dollars, would you have come with me?
Lendo o tópico acabei ficando com a impressão que alguma coisa está estranha. Durante todo o tempo se usou "I could have gone...", o certo não seria "I could have been...", nesse contexto?
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Marcio_Farias 1 24 214
Just taking the challenge and filling in the blanks...

If I give you ten dollars, will you come with me?
If I gave you ten dollars, would you come with me?
If I had given you ten dollars, would you have come with me?

My final answer: No on all three counts (BrE or AmE?) --> I want a million dollars.
Henry Cunha 3 18 190
This song makes our grammar point pointedly:

https://www.youtube.com/watch?v=JXdFTh1yX2c

These guys are Canadians, did you know?
Marcio_Farias 1 24 214
overday escreveu:Lendo o tópico acabei ficando com a impressão que alguma coisa está estranha. Durante todo o tempo se usou "I could have gone...", o certo não seria "I could have been...", nesse contexto?
Depende.

Veja que I could have gone there difere de I could have been there, pois a primeira construção emprega um verbo de movimento no particípio passado (gone), enquanto a segunda, um verbo estático também no particípio passado (been).

Na primeira construção o interlocutor afirma que poderia ter ido lá; na segunda, que poderia ter estado lá.