Curso de inglês fora da sala de aula

Os tradicionais métodos de ensino de idiomas que colocam o aluno na sala de aula com vários outros estudantes e um professor escrevendo na lousa branca precisaram ser incrementados e remodelados. É necessário se atentar que temos uma nova geração com necessidades, hábitos e estilo diferentes. Hoje, vivemos a era da informação, pela qual tudo é imediato e interativo.
Como parte dessa geração, chamada e conhecida por Y, sei que os formatos tradicionais de ensino podem não ser suficientes para que o aluno desperte interesse e realmente aprenda outro idioma. Inclusive, essa é também é a era da imagem e da experimentação. A Paciência não é uma virtude dos nascidos após 1980, então tudo o que for estático e longo não os atrai. Outra peculiaridade dessa geração é o contato com inglês, principalmente os pertencentes à classe A, B e C, por meio da internet.
Com tanta informação, atrair essa turma não é fácil, mais difícil é fazer com que ela não se disperse no meio do caminho. Por isso, as aulas têm de sair do comum. Levar músicas, filmes, brincadeiras e debates podem ser um bom começo para o dia a dia. Porém, sair da sala de aula pode ser uma experiência muito enriquecedora.
As aulas fora da sala de aula levam o aluno a colocar em prática seus conhecimentos, como, por exemplo, ir a um restaurante, biblioteca, shopping. São várias opções, mas lembre-se de ficar atento aos gostos do seu grupo de aluno, caso contrário, o que era para ser legal pode não ficar chato para alguns.
Uma experiência recente que tivemos e muito proveitosa, foi levar a turma para jogar uma partida de futebol. Nas aulas anteriores ao jogo apresentamos o vocabulário que normalmente se usa no esporte, incluindo gírias comuns. Professores, alunos e familiares participaram da atividade, seja jogando ou na torcida, todos aprenderam um pouco e se divertiram muito.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore