A importância da interação com o outro no aprendizado

Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá pessoal,

Desde os meus primeiros dias de estudo da língua inglesa tenho tentado observar e entender o que acontece com as pessoas no processo de aprendizado de uma segunda língua.Pude,até agora,concluir algumas coisas importantes que gostaria de compartilhar com vocês.Acredito que para tudo que nós seres humanos pretendemos alcançar,é necessário uma dose consideravelmente grande de esforço próprio,de motivação,de observção e reflexão.Oitenta por cento de tudo que eu sei hoje em dia foi aprendido sem ajuda de ninguém,porém oitenta por cento de toda a minha fluência verbal foi adquirida com a interação com outras pessoas,amigos,professores,internet e assim por diante.Durante muito tempo cursos de inglês eram o único lugar de se conseguir interagir com pessoas que também sabiam inglês,mas hoje em dia existe muita gente que estuda e sabe bem o idioma,existem recursos muito bons Online como o msn por exemplo.Os cursos de inglês também podem ser uma ótima opção,basicamente o que deve ser feito é sabermos escolher o que é realmente bom,pessoas que realmente se interessam pelo progresso do aluno,e afirmo que com certeza existem excellentes cursos no mercado,tem muita gente competente no nosso país.Tive o privilégio de estudar no CCBEU Anápolis em 1999 e foi uma experiência muito agradável,tive aulas com um Britânico e uma Americana.
A interação com o outro é fundamental pois a língua existe para promover a comunicão entre as pessoas,para possibilitar o conhecimento e aprendizado entre nós.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
10 respostas
Ordenar por: Data
otimo post! Donay! Venho sempre buscando essa questao! Mais as vezes ainda fico com certa vergonha! Faço curso em uma escola e as vezes vou para aula do intensivo! para tentar interagir com o pessoal! mais fico com certa vergonha, nao sei se isso eh normal.. mais ja quebrei uma media de 40% da vergonha que tinha quando inicei o curso!
Parabens!! pelo motivação donay!

Um detalhe interessante é simular situações em casa.. de acordo com o que for aprendendo.. e dar uma de ator mesmo! buscar viver aquela situação.. acredito que isso gera segurança!

flw!!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Camilo,

Com certeza,concordo 100% com tudo que voce disse,mas tente sempre conversar com alguém.A questão da vergonha ta muito relacionada com a segurança que voce tem a respeito daquilo que sabe.A medida que voce adquirir confiança,tiver certeza do que sabe, a vergonha vai desaparecer ate nao existir mais.Ate Jo Soares as vezes tem vergonha,principalmente se ele estiver falando de algo que nao conhece bem.

Best regards.
Sempre leio esse blog, faço dele minha leitura diária. Gosto muito da língua inglesa, tenho fascínio e curiosidade, mas meu grande problema é a falta de prática e minha vergonha.
Trabalho em uma empresa multinacional, ou seja, o inglês aqui é a segunda língua (sendo a terceira o Espanhol). Aqui se fala, lê e escreve inglês, mas meu grande problema é a minha vergonha (ou melhor dizendo falta de segurança).
Entendo perfeitamente tudo que se fala e lê (apesar do listening ainda ser um pouco deficiente), mas na hora de falar aí trava. Na verdade tenho medo de errar.
Mas agora tento encontrar tempo para treinar por Skype ou MSN, para aperfeiçoar e perder um pouco dessa falta de confiança.
Já me deram vários conselhos tipo falar para um espelho, falar em voz alta, etc., mas a grande questão é o face to face.
Mas espero que consiga e sempre usarei esse blog para aperfeiçoar meu aprendizado.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Tatiana,

O tempo vai te dar conhecimento e o conhecimento vai te dar segurança e esta vai levar a vergonha embora.Falo por experiência própria.

Best regards!
Realmente a interação é muito importante mesmo e hoje os recursos para isso são varios
quanto a vergonha eu tenho uma dica é sempre bom falar com quem está áprendendo a lingua tambem porque isso diminui o medo de errar no mais é só praticar
see you soon !!!!!
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello Leonardosm,

You´re totally correct!

Best regards!
Olá!!! Realmente a interação é fundamental para o nosso aprendizado, ainda mais quando estamos começando e com essa insegurança que estou sentindo. Acho que a maior dificuldade é encontras pessoas dispostas a interagir com quem ainda tem apenas um vocabulário inicial. Estou a procura de pessoas que querem realmente dividir aprendizagens! Pois eu estou disposta a tentar sempre!! Beijos e agradeço por esse espaço!!
Pessoal,

Meu apelido na empresa era caçador de Americano. Não podia ver um Americano passando pelo corredor, na máquina de café que queria puxar conversa. Era cada canelada que tenho até vergonha de repetir. Mas foi isso que me ajudou a desbloquear. Pelo menos os caras que encontrei também tinham a consciência de que estavam deparando com alguém que estava tentanto se comunicar na lingua deles e eles respeitavam isso e ajudaram bastante.

Hoje já não caço mais gringos como antigamente, pois já me sinto bem seguro. Como o Prof. Donay já citou anteriormente, o conhecimento te traz segurança, no doubts about it!

Um bom investimento é uma cable TV para assistir BBC e CNN e se sentir como estivesse assistindo Fátima Bernardes e William Bonner. Quando instalei a antena, eu mal consegui entender as palavras mais básicos do idioma.

Boa sorte a todos e nunca desistam!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello Lucas,


You´re correct!
Donay!

O segredo de se falar bem, qualquer idioma, é PRATICAR!

E de preferência com nativos. Por quë eu falo isso? por que o nativo fala o idioma, desde o principio.

Eu vou-lhe dar um exemplo. Eu precisei vaclidar o TOEFL porque eeste so tem validade de dois anos e o meu tinha vencido dois dias antes de eu APPLY para o Mestrado. Eu sofri um avc e parte da memoria ficou danificada.

Pois bem...eu fui para uma escola sueca. Lá, eu consegui validar o inglês até o nível do TOEFL IBT 110 (SCORE)pontos, que é a nota VG, em sueco. MVG, é o up do aprendizado.

Mas, eu senti, lendo livros em inglês que a coisa nao estava fluindo, a tal ponto de eu está escrevendo, sempre I can not, I do not want


Até que, mês passado, eu dei de cara com um nativo da Austrália, outro da África do Sul e outro americano, num curso intensivo para Mestrado.

pronto...a diferenca ocorreu. Comecei a interagir com eles, e a coisa deu para andar. Por que, interagir com quem, assim como nós, tem os mesmos problemas, fica dificil de evoluir.


Hoje, eu leio os textos que escrevi nas provas e vejo que já na faria as mesmas coisas se fosse hoje. E ainda nao entendi como os suecos disseram que meus textos eram bons quando, hoje, eu sei que nao eram...

Apesar dos suecos falarem inglês, eles levam em cotna o fato de onde vc veio...OU SEJA...TEM ALGUNS ERROS QUE, VC, EU, TODO MUNDO, DA LINGUA LATINA, VAMOS COMETER...