Salário dos Professores de inglês

Conheço duas colegas que são professoras de inglês de uma escola que não citarei o nome por razões óbvias. Fiquei triste por elas e pelos profissionais em geral ao saber que recebe menos de R$ 700,00 por mês. Detalhe: são formadas em Letras/Inglês.

Quais escolas pagam os melhores salários ou oferecem benefícios como plano de saúde, treinamento, hora extra, ou qualquer outro incentivo aos professores?

Salário não é tudo mas nesse caso é decepcionante, desestimulante, broxante :lol: Por isso encontramos tantos professores incapazes de lecionar com qualidade, não acham?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
34 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Galera! Well, existem três tipos de English Teachers, os que trabalham pro estado, formados em letras, os que trabalham em escolas de Inglês, tipo CCAA, Number One... E os que dão aulas particulares. Sou professor de aulas particulares e de verdade você consegue ganhar uma boa grana! O Grande problema no início é ter paciência, uma vez que você precisa esperar alguns anos até que seu nome se torne conhecido e que você tenha boas indicações. Hoje em dia, não procuro mais por alunos, estou com a agenda completamente cheia e tenho uma fila de espera. Sou muito feliz em minha profissão e quero muito fazer isso para o resto da vida, mas lembro que sempre temos que nos reciclar e investir em cursos de aperfeiçoamento, dentro de fora do Brasil e ainda buscar certificações internacionais! Valeu galera!
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
1 24 214
Por volta dos anos 70, tentei ensinar inglês, mas quando vi o salário (microscópico) e o fato de ter que ensinar em três lugares diferentes, me deslocando de ônibus, de manhã, de tarde e de noite, desisti. Não tentei de novo.

Mas acredito, sim, que o sistema de educação vem melhorando gradativamente e que os professores ganharão salários melhores a curto prazo.
1 10 100
Eu tive um professor particular que cobrava R$65,00 por hora aula. Considerando que ele ia até os clientes e por isso perdia algumas horas do dia no trânsito, vou chutar baixo e dizer que ele dá somente 5 aulas por dia. Supondo ainda que ele não trabalhe aos finais de semana (apesar de eu ter certeza que ele dá aula aos sábados), temos:
5 aulas x 20 dias úteis no mês x R$65,00 = R$6.500,00 (É, acho que nem todo mundo tá tão mal assim.)

Isso foi há dois anos atrás, o valor dele já deve ter aumentado, e garanto que ele não é dos mais careiros aqui na região.

p.s.: Eu sei, são exceções, mas cabe ao professor fazer sua própria gestão de carreira, não é?
23 127 1.7k
Concordo com a Flávia -"cabe ao professor fazer sua própria gestão de carreira''. Nos meus dez anos como professor de inglês, já trabalhei duas horas por dia para ganhar quase 1200 reais por mês, porém, já trabalhei sete horas por dia ganhando menos de um salário por mês. Uma boa dica é estar atento logo no início: exigir carteira assinada, não permitir atrasos por muitos meses seguidos, etc. Tem muita escola de inglês, até na minha cidade aqui, que não gosta de pagar e explora bastante. Mas há lugares que pagam bem e em dia - te tratam como doutor. Lembre-se: Um boa dose de cautela ao escolher onde vai trabalhar ajuda bastante.
Então, eu concordo que o professor deve gerir sua carreira, no entanto convenhamos, R$ 65 h/a é privilégio de poucos pelo que pude comprovar. E não sou otimista como o colega acima. Com o advento da Internet e com essa farta oferta de self-study courses, a tendência é diminuir a demanda por professores, ainda que reconheça que o governo tenha envidado esforços no sentido de aumentar o salário dos docentes.
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
1 10 100
Não concordo. Por mais que exista tanta opção de estudo online, a tendência é que se tenha sim cada vez mais oportunidades para professores de inglês. O que já sabemos é que existem Professores com P maiúsculo e uns "professorezinhos", caberão à eles saber vender o próprio peixe para poderem ser reconhecidos (e remunerados) de forma equivalente ao que merecem.
Reconheço a necessidade de um professor, sou favorável a frequentar aulas presenciais, no entanto o que mais vemos por aí são os autodidatas, Flavia, que se julgam fluentes por conhecerem tempos verbais, conseguirem ouvir algumas canções ou mesmo acompanhar boa parte de um filme e escrever algumas piadas em fóruns. Isso é fato. Aí arrotam aos quatro ventos que são fluentes sem terem frequentado uma escola hehehehe
Conheço um professor que ganha R$4.600, perguntei pra ele se algum aluno dele já teve sucesso ou se tornou fluente em inglês.
Ele me respondeu assim: Minha obrigação é trabalhar o livro, se meus alunos se tornarem fluente vou passar a ganhar um salário mínimo.
Eu sou professor de inglês, não fiz faculdade de Letras ainda porque não gosto de português e só tem portuguese inglês, pois bem, eu já pratico inglês desde os 14 anos, morei com americanos em SP e ano passado fiz um intercambio nos EUA. Trabalho na escola que comecei fazer o curso quando tinha 14 anos faz 3 anos ou mais, no começo eles não me contrataram e me pagavam 6,50 por 2 horas depois 3 horas e depois 4 horas e me enrolaram por mais de um ano prometendo que iam me contratar, hoje sou contrato e ganho 736 de salario para trabalhar 7 horas por dia e mais 4 sábados. Agora o chefão sempre diz que vai dar um aumento já faz uns 4 meses isso.
Alguns me perguntam mas não é melhor particular? Sim, é porém é uma coisa insegura, pois 13°, ferias e outros benefícios não podem ser acrescentados e também pode ser que o aluno desista sem aviso prévio e até conseguir um grupo de alunos necessário leva um tempinho.

Eu tenho 2 alunos particulares que cobro 20 reais a hora por 8 horas mensais, as vezes eles ligam cancelando mais de 2 vezes no mês, se eles fizessem certos as aulas daria 160 por aluno, mas isso nunca acontece!
Flavia.lm escreveu:Eu tive um professor particular que cobrava R$65,00 por hora aula. Considerando que ele ia até os clientes e por isso perdia algumas horas do dia no trânsito, vou chutar baixo e dizer que ele dá somente 5 aulas por dia. Supondo ainda que ele não trabalhe aos finais de semana (apesar de eu ter certeza que ele dá aula aos sábados), temos:
5 aulas x 20 dias úteis no mês x R$65,00 = R$6.500,00 (É, acho que nem todo mundo tá tão mal assim.)

Isso foi há dois anos atrás, o valor dele já deve ter aumentado, e garanto que ele não é dos mais careiros aqui na região.

p.s.: Eu sei, são exceções, mas cabe ao professor fazer sua própria gestão de carreira, não é?

Sem muito tempo agora.. lol... acabei perdendo essa... MEU DEUS FLAVIA, tá ganhando tão bem quanto um engenheiro. O cara deve ser muito bom então...

Bom... grande parte do que eu penso já foi postado pela galera.. mas faltou uma coisa interessante. Existe muita gente boa por ai que não ganha o que merece.. mas também vamos lembrar que tem muito professor de inglês aí folgado e que não tenta se atualizar .. melhorar .. fazer um intercabio pra melhorar na sua área.. e isso éoacaba fazendo com que muita gente pense que professores so ensinam sobre o verbo to be e generalizam.

Conheço gente muito boa na região que moro mas também gente muito folgada, também.
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
É o que acontece com as outras Profissões também, quanto maior a oferta de Professor, menor o salário.
Olá, pessoal!

Gostaria de saber se é normal uma escola de Inglês pagar para professores, que dão aulas seguidas em uma empresa, cada vez com redução de salário.

Exemplo: Suponha que a primeira aula custe para um grupo de alunos R$ 500,00, o professor ganha R$ 250,00. Mas se a escola arrumar mais grupos, o segundo grupo custaria R$200,00, o terceiro R$ 180,00, o quarto R$ 150,00.

Estou me sentindo profundamente lesado com isso. Não consigo entender nada que se diga para justificar essa defasagem. Mas alguns professores que conheço acabam aceitando isso como normal. Não vejo nada de normal.

Abraço!
23 127 1.7k
Elizeu,

Consigo imaginar a situação descrita perfeitamente. Bom, o que acontece é mais complexo do que se pode imaginar, e levaria muito tempo para explicar pois envolve direitos trabalhistas, carga horária, qualificação dos professores em geral, honestidade, e por aí vai. Realmente, não é justo pagar cada vez menos pensando que "se um não quer, tem quem queira" assumir as aulas.

Olha, o meu conselho é o sequinte(já dou aulas há 11 anos): prefira um salário mensal fixo com a sua carteira assinada e a empresa tendo concordado em acertar seis direitos no término da relação trabalhista(seja pedindo demissão ou sendo demitido). Não adianta nada ganhar um pouco mais, se ao final você não receber seus acertos - você gasta o que recebe a mais e não tem amparo nenhum ao sair.

Pense bem ao aceitar um emprego - o acordo entre vocês deve ser mantido. Então, faça isso: prefira algo mais estável - que ao final te renda algo e não só ganhar 2, 3 ou 4 mil.
Eu concordo com a Flávia, pois conheço muitos professores de inglês que cobram entre R$ 80 e R$ 140 por hora em São Paulo... assim, ganhar entre 8,000 e 10,000 R$ por mês não é difícil para eles.

Eles são estrangeiros, mas com certeza um brasileiro com um nível de inglês muito alto (como alguns dos contribuidores aqui no fórum) podem cobrar um valor similar.

Nenhuma escola vai pagar esse valor, mas empresas ("Business English") e alunos particulares sim. Esses alunos geralmente também pagam na hora ou até adiantado, pois não tem necessidade financeira de enganar ninguém...

No final das contas, a coisa mais importante vai ser a reputação do professor. Quem está apenas começando pode aceitar trabalhos que pagam entre 25 e 40 R$ por hora... mas quando a demanda aumenta porque as aulas são muito populares, a remuneração aumentará também...
5 16
Me parece fato que se você se dedicar você conseguirá uma boa quantia em dinheiro sendo professor de inglês, também me parece que o mais lucrativo é ser professor particular, estou certo?

Eu tenho pensado bastante em me tornar professor de idiomas (por enquanto apenas inglês), mas estou bastante inseguro quanto a isso, vocês acham que se eu conseguisse o TOEIC algumas portas se abririam para mim?

Falei com um professor de inglês da Wizard daqui de minha cidade e ele me falou que consegue ganhar mais ou menos 3 mil por mês, se dedicando bastante é claro (mas isso não seria problema, pois sou apaixonado por idiomas), ele me disse também que com o TOEIC tudo ficará mais fácil, talvez até conseguir ser um professor de alguma escola como a Wizard e tal. Acho que a opinião de vocês seria muito bem vida.
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
Marlon X19
Se você realmente gosta de inglês e tem iniciativa e dinâmica corra atrás pois é maravilhoso fazer parte da vida das pessoas ensinando idiomas.
Eu sou professora há 6 anos e quando morava em MG trabalhava de seg á sab e ganhava um salário mínimo.
Há dois anos estou em SP e ganho em média 1,700 o trabalhando de seg á quinta e 4 horas aos sábados.
Trabalho em uma escola de idiomas e o método dos livros e as atividades são ótimas,não é muito puxado pois tenho todo o suporte pedagógico e a ajuda de outros professores.
Mas para quem mora em São Paulo $1,700 não é um bom salário pois o custo de vida aqui esta beirando o absurdo.
E alunos particulares não são fáceis de conseguir e sempre acontece de alguém não te pagar,o aluno desistir ou cancelar as aulas e o professor sai prejudicado.Por isso prefiro a estabilidade de dar aula em escola de idiomas.
Na escola que eu trabalho recebo $22,00 por hora,acho pouco pois tem escola que paga $35,00 e a escola nunca consegue preencher o seu horário,sempre tenho vários buracos e isso é bem chato...
Bom espero que a minha experiência ajude quem esta começando!!
Bruno Giovane Vasco escreveu:Galera! Well, existem três tipos de English Teachers, os que trabalham pro estado, formados em letras, os que trabalham em escolas de Inglês, tipo CCAA, Number One... E os que dão aulas particulares. Sou professor de aulas particulares e de verdade você consegue ganhar uma boa grana! O Grande problema no início é ter paciência, uma vez que você precisa esperar alguns anos até que seu nome se torne conhecido e que você tenha boas indicações. Hoje em dia, não procuro mais por alunos, estou com a agenda completamente cheia e tenho uma fila de espera. Sou muito feliz em minha profissão e quero muito fazer isso para o resto da vida, mas lembro que sempre temos que nos reciclar e investir em cursos de aperfeiçoamento, dentro de fora do Brasil e ainda buscar certificações internacionais! Valeu galera!
Bruno,

Que dicas você daria para quem quer alunos particulares mas não conhece muita gente? Eu me mudei recentemente pra uma nova cidade, dou aulas de inglês numa escola (franquias), e não sei por onde começar.

Obrigada!
Virginia
4 19 70
Olá Virginia,

Tenho acompanhado esse tópico há algum tempo.

Olha ai a parte onde Bruno responde sua pergunta:
O Grande problema no início é ter paciência, uma vez que você precisa esperar alguns anos até que seu nome se torne conhecido e que você tenha boas indicações.

Também sou professor e concordo com o que ele disse. Demora um certo tempo até que seu nome possa ser conhecido a ponto de o pessoal começar a te recomendar como professora. Hoje, trabalho em um pequena escola de cursos e às vezes dou uma aula ou outra particular, voltadas para quem precisa de um reforço ou preparatório para algum teste/prova. E digo, todos os que me procuram são via recomendações de conhecidos.

Uma dica para acelerar o processo, seria você criar e distribuir panfletos sobre suas aulas, talvez em colégios e faculdades.

Good luck.
Take care!
Estou em um impasse e preciso de sugestões sobre como resolver.
Trabalho há dois anos em um curso de idiomas e recebo 10$ a hora aula, porém nas férias recebo apenas metade do salário porque ministro aulas apenas durante metade do mês corrente. Nunca ganhei acima de 500$. Engravidei, trabalhei até 36 semanas de gestação, saí para cuidar do meu baby e agora após cinco meses meu patrão me chamou para voltar a trabalhar. O que fazer depois disso tudo... volto a trabalhar normalmente ou tenho direito de ir á justiça cobrar algo ?
Moro no interior, já terminei meu treinamento numa escola de Inglês de uma rede de franquias. Ainda não sei ao certo meu salário, mas achei bem baixo o valor pago pela hora: R$ 6,50. Os outros professores acham normal.

É muito baixo? Lembrando que as aulas já estão todas prontas, só tenho que seguir o livro.

Obrigado!
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
6 49 1.3k
Tive uma professora de inglês que ensinava muito bem (no único curso de inglês que fiz na vida). Porém, ela ensinava em vários cursos, em várias partes da cidade, além disso dava aulas particulares.
Minha impressão é de que professores de inglês, ou de qualquer outra matéria, não ganham ou não ganhavam tanto assim, talvez haja excessões ou as coisas mudaram (fiz o tal curso em 2005-06, por aí).
O que mais vemos é professores de matemática, português, inglês, mas não de outras matérias dando aulas particulares (principalmente em meio ou final do ano, quando alunos estão "pendurados'').
Contudo, o outro lado da moeda; em Niterói por exemplo é dificílimo encaixar um aluno com algum professor, são poucos professores, talvez os cursos preparatórios ou de reforço estejam fazendo cláusulas de exclusividade? ou será que o pessoal está estudando para outras coisas e não quer dar aulas?
Não sei.
Outra coisa, alguns cursos de inglês se dedicam mais a parte financeira do que a didática. Tipo, fazendo contratos de uma ano, na esperança de que o aluno desista no 3º mês (fazem a vida disso), ou cursos de conversação que desautorizam os professores de "só falar inglês" na aula (exceto quando o aluno não entender mesmo), e passam a exigir só português, outros cursos não aceitam livros que sejam extra-curso (digo, que não sejam os livros do próprio curso), nem que sejam complementares.
Cursos como esses, que mudam conforme a direção de onde o vento sopra, o aluno muda para o "jeito dele" por que está pagando! no final o aluno sai e deixa o professor e os colegas na mão, uma vez que para cada turma é exigido um número de alunos (digamos 20 ou 30). Os alunos que ficam, tem que estudar em turmas de outros níveis até completar o número de alunos, ou ficar esperando (e enferrujando o seu inglês).
Existem sim os "empresários" de inglês, que abrem cursos, e enquanto o professor faz 6,50 R$ por hora (foi que li aqui) imagina o quanto eles ganham! é só ver a carga horária e pegar o valor do contrato de algum aluno e dividir pelo número de horas... apesar de que não é só o professor, tem aluguel, os funcionários, telefone, material didático/técnico etc.
Porém, assim como no futebol e outras carreiras, há sempre uns que ganham bem. Alguns merecidamente, com muita competência, outros nem tanto! mas é a vida.
Ah, Vinicius! no curso que eu estava não sei quem elaborou o livro, mas havia erros, nem sempre é uma boa idéia seguir o livro cegamente...
Sou professor de inglês e ganho R$ 550,00 por mês para ensinar alunos do primeiro ao quinto ano, uma vez por semana. Isso é vantagem ou estou perdendo tempo?
6 49 1.3k
Rayson, sugiro dar uma olhada nos posts anteriores, talvez dar uma conversada com outros professores da sua cidade e talvez pesquisar o que você ganharia em alguns cursos. Leve em conta o custo de vida em sua cidade, o possível número de alunos e o número de cursos/professores. Enfim, a "competição" ou se preferir pensar em outros termos - a oferta vs procura.
Também, como foi dito anteriormente, é preciso paciência para se estabelecer quando se está começando.
Como você deve ter percebido não sou professor e realmente não me sinto na posição de julgar as escolhas de outrem, nós tentamos dar subsídios nos quais os outros possam se basear, mas não podemos decidir ou influenciar fortemente nesse ou noutro sentido.
Como pudemos observar aqui, há prós e contras, e talvez a primeira mensagem tenha ido numa direção geral de desabafo ou de sentimento de injustiça. Contudo vimos no desenvolvimento da discussão que há casos e casos, fatores e fatores.
Haverá até casos em que a pessoa vai ser professor, ganhar experiência e depois ser tradutor ou trabalhar com inglês, ou mesmo ir além e além na sua profissão de professor. É uma decisão realmente um tanto quanto pessoal e exige que se pese o contexto.
Qualquer que seja sua linha de ação, conta com nosso apoio e nossa torcida.
1 24 214
Professor iniciante, no Brasil, devia ganhar salário inicial de R$10.000,00, ter pelo menos carro do ano para se deslocar até o local das aulas, casa própria, direito a férias em qualquer parte do mundo, uma namorada, noiva ou esposa com ou sem filhos e quatro horas de expediente por dia.
6 49 1.3k
They certainly will, Marcio. When R$ 10,000.00 is the price of a monthly food basket!
Anyway, I would say that teachers in general deserve more than they earn, because incentive to education in our country lags behind a lot of countries... We have a long way to go before we get to the standard of sweden (where the students have to choose between three languages when they are in the 8th grade (e.g. German, French or Spanish) or additional English or Norwegian studies. Anyway, teachers have a demanding schedule and responsibilities, they somehow complain (and rightly so, to some degree).
Ref. justlanded
As for teachers there, a Preschool teacher might have a starting salary of 367.000 NOK. Well...
Compare with A Nurse: 339.000 NOK/ A Shop assistants in retail: 280.000 NOK /A Dental Hygienist: 360.000 NOK.
Ref. tnp
We will get there someday...
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
Olá, sou professora de Inglês funcionária pública. Comecei minha carreira ministrando aulas de Ingles em curso de Idiomas. Gostaria de saber : estou simulando minha aposentadoria, mas o orgão público do meu estado não quer aceitar os anos que ministrei aulas neste curso de Idiomas. Vocês podem me ajudar?! Tem algum exemplo neste caso? Grata desde já.
6 49 1.3k
Oi, Chris. Não tenho experiência para te passar nesse sentido, o que penso é que se o curso teve vínculo empregatício com carteira assinada então não teria como não contar no tempo de serviço.

Se não aceitarem, poderia consultar (e/ou constituir) um advogado, se não tiver ao seu alcance, existem serviços jurídicos gratuitos em faculdades. Contudo eles atendem mais pessoas e ficam meio divididos, atarefados. Boa sorte pra você.
Para uma opinião mais abalizada seria necessário alguém com melhor conhecimento de causa.

Agora se o curso não for reconhecido ou de alguma forma não fazia os trâmites legais corretamente, aí é problema! Uma vez um curso apareceu em Mossoró-RN, arrumou um monte de alunos e sumiu todo mundo com o dinheiro! Não deve ser o caso desse que você citou.
Olha, eu trabalhava numa escola de inglês que eu também não posso citar o nome, mas sou menor e na época estava no segundo ano do colegial. Me contrataram como professora titular de 2 turmas de crianças e eu ganhava (dependendo do mês) de 15 a 18 reais por aula. Dava 4 aulas na semana e boa. Como eu não dependia desse emprego (porque moro com meus pais e era mais pra experiência e honestamente eu não pensei que eles fossem me contratar como titular [quanto mais de duas turmas]). Mas (na minha opinião) foi uma decisão meio irresponsável pra fazer enquanto franquia. Creio que seja uma estratégia pra não ter que pagar um salário mínimo pra uma pessoa formada em Letras de verdade, porque outras 2 amigas minhas (ambas menores que também não concluíram o Ensino Médio) também trabalhavam lá. Complicado.
6 49 1.3k
Opinião de leigo aqui, diga-se de passagem, mas lá vai...
Pode ser uma estratégia de se safar financeiramente sim, o sistema dá brechas...
Se o curso que lhe contratou tivesse também pessoas formadas seria um sinal de que eles iriam pela capacidade das pessoas, não exatamente por ter "um canudo", um diploma. Além de mostrar não estar excluindo também aqueles com diploma (desde que demonstrem serem bem capacitados para a tarefa).
Digo, dependendo da forma de 'captação de profissionais', por exemplo atráves de entrevista, de aula ou de a pessoa fazer alguma apresentação ou aula simulada em inglês. Ou seja, seria uma forma de dar chance às pessoas (com talento e capacidade) para não entrar no loop "não consigo emprego por que não tenho experiência e não tenho experiência porque não consigo um emprego...".
O empresário brasileiro é desmotivado a trabalhar, tantas taxas e tal. Ele paga para montar o curso mas você não tem nada de retorno por estudar lá, entende? Ganham dele e de você! Nem vou falar de retorno aqui. :-)
Já na Europa, pelo que tomo conhecimento, exige o estudo e no Japão para ensinar inglês o professor vai concorrer com gente com PhD, mostrar fluência da fluência, é da NASA o negócio! O professor ganha bem melhor e é valorizado, e o aluno paga de acordo com o produto, isto é, caro! Mas tem o produto de acordo com o que paga.