Praticar o Listening enquanto trabalha

Quando estou trabalhando com fones de ouvido deixo sintonizado em uma rádio norte americana para meus ouvidos irem se acostumando com a pronuncia. Não li sobre isso em lugar algum, será que vale a pena ou o cérebro começa a ignorar porque não tem estimulo constante para ficar em primeiro plano?

Obs:

Primeiro plano: meu trabalho (concentração)
Segundo plano: áudio em inglês

Mais Votada Mais Votada

Com relação ao aprendizado o Alessandro deixou bem claro, pois quando ouvimos com um nível de entendimento muito baixo (quando digo entendimento, pelo menos que você consiga identificar as palavras mesmo sem saber o significado) simplesmente não estamos absorvendo nada. Certa vez no blog do Denilso ele deu uma exemplo bem prático disso, foi mais ou menos assim: imagine que um homem durante 30 dias ficava 1h no telefone ouvindo alguém falar Alemão, após esses 30 dias ele aprendeu Alemão? De forma alguma, pois o simples fato de alguém ser exposto ao idioma não faz com que a pessoa aprenda. O listening, assim como as outras 3 habilidades deve ser desenvolvido de acordo com o nível do estudante.

Quanto ao seu trabalho depende da sua função. Acho uma boa ideia ouvir podcasts enquanto trabalha, às vezes eu faço isso e não me atrapalha em nada... Porém trabalho com manutenção de computadores. Se você tiver alguma função que tenha que lidar com o público ou que exija total atenção não é interessante.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 45265 21 69 1022
Ricardo,

Resultados você vai obter; resta saber se não vai atrapalhar nas suas funções no trabalho. Porque, na minha opinião, todo exercício ou atividade que se faz para aprender é bem-vindo e acaba funcionando, mesmo que seja bem pouco. Olha, se você conseguir fazer as duas coisas, vai em frente.


Boa sorte!
Fala Ricardo,

Bom por coincidência comecei a fazer o mesmo a esses dias, algumas vezes chega a me atrapalhar no trabalho, mas na maioria das vezes me sinto ignorando a radio. Acredito que depende do nível do inglês, se você já consegue entender boa parte acho que pode ser bem proveitoso sim, pois o cérebro deve assimilar e guardar alguma informação. No meu caso, entendo pouco, mas estou tentando...rsrs
Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
Eu passo o dia todo ouvindo podcast's aqui no trabalho, inclusive lendo as dicas aqui no fórum, e fazendo outras atividades também e posso dizer que tenho aprendido muito mais do que quando eu estudava em casa.

Mas é da quele jeito, as vezes estou prestando atenção, as vezes estou tão focado no trabalho que nem percebo que estou ouvindo.
Avatar do usuário Alessandro 2830 3 9 68
Infelizmente, ouvir áudio em inglês sem prestar atenção ou sem entender o que é dito não traz resultados satisfatórios. Eu defendo isso no começo dos estudos só para acostumar os ouvidos ao novo idioma, mas isso não serve para adquirir vocabulário ou melhorar a pronúncia.

Os melhores resultados só vêm quando ouvimos analiticamente. Conversamos sobre isso em detalhes no podcast 12:

English Podcast 12: Como começar a estudar inglês

Nosso cérebro só consegue focar numa atividade por vez, ou prestamos atenção no áudio, ou no trabalho. Nos dois é impossível!

I hope that helps!
Avatar do usuário Lucas Queiroz 460 1 14
I totally agree with Alessandro. Além do mais irá diminuir sua produtividade no trabalho ao meu ver.
Eu tenho costume de ouvir cbc news enquanto trabalho e tem ajudado bastante na compreensão.
Leva um certo tempo, mas por experiência própria, acredito que ajuda.