Preciso de um apoio psicológico no meu aprendizado

Olá Fábio,

Acho que minha resposta não será tão útil a você pois tivemos excelentes respostas a sua pergunta.
O que posso falar a respeito de sua pergunta, é que isso ocorreu comigo em um momento que achava que meu Inglês estava bom.
A história foi a seguinte, eu entrei em um desses chats e me deparei com um Austríaco e comecei a conversar com ele via Webcan no Skype. Ele tentou me explicar onde a Áustria ficava, e percebi que o vocabulário dele era muito melhor que o meu, a ponto dele falar "border" e eu não saber o que era, no caso fronteira.
Diante desse fato, me frustrei imensamente com meu inglês e decidi que eu iria fazer de tudo para aumentar o meu vocabulário.
Hoje eu tenho o habito de anotar toda palavra que cruzo e anotar os seus significados para sempre poder revisar meus materiais e poder relembrar delas. Dessa forma, aos poucos vou colocando essas palavras em meu dia a dia.
Outro ponto, é que não me importo mais em falar o inglês de forma correta, o que me faz conseguir fluência na conversação mesmo não usando um inglês perfeito.
Enfim, não importo mais em saber meu nível de inglês, meu foco é aumentar o meu vocabulário dia após dia, e com isso poder aos poucos ir colocando essas palavras em minha conversação.

Hello Fábio,

I think my answer won't be so useful because we have had excelents answers for your question.
I can say about your question is that it has happened to me at a moment where I thought my english was good.
Here is my history: I accessed those chats where people use them to talk to each other to practice english and I came across with an Austrian guy and started talking to him by webcan on Skype.
So He tried to explain me where Austria stays and that moment make me to realize that his vocabulary was better than mine so that he talked "border" and I didn't undestand what he was talking about. Border means "fronteira" in Portuguese.
After talking to my Austrian's friend, I got so frustrated with my english level and decided that I would do anything to increase my vocabulary.
Today I have the habit of writting down any word that I come across and I don't know its meaning and always come back to review them later. Thus day by day I've been putting those words into my english vocabulary.
Nowadays I don't matter anymore in speaking english in a right way because now I can get more fluency into conversation even when speaking, of course making a lot of mistakes.
Ultimately I don't matter where my english level is because I focus on increasing my vocabulary in english and little by little use those words into my conversations.

Escrevi em inglês a minha resposta para você ver que nem sou tão bom assim e não importo em escrever errado. O que importa é comunicar e aos poucos corrigir os erros. Se não sei me expressar de uma maneira que me expressaria em português, e não sei dizer em inglês, simplesmente uso outras palavras afim de conseguir me comunicar.

Estamos juntos nessa caminhada.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário PPAULO 40635 6 32 709
I think my answer won't be so useful because we have had excelent answers for your question.
What I can say about your question is that it has happened to me at a moment where I thought my English was good.
Here is my history: I accessed those chats where people use them to talk to each other to practice English and I came across with an Austrian guy and began talking to him by webcan on Skype.
So he tried to explain me where Austria is (located) and that moment make me to realize that his vocabulary was better than mine so that he talked "border" and I didn't undestand what he was talking about. Border means "fronteira" in Portuguese. 
After talking to my Austrian's friend, I got so frustrated with my English level and decided that I would do anything to increase my vocabulary. 
Today I have the habit of writting down any word that I come across and I don't know its meaning, and I always come back to review them later. Thus day by day I've been putting those words into my English vocabulary.
Nowadays I don't worry about speaking English in the right way anymore, because now I can get more fluency into conversation even when speaking, of course making a lot of mistakes.
Of late, I don't bother where my English level is because I focus on increasing my English vocabulary and little by little use those words into my conversations. 

Escrevi em inglês a minha resposta para você ver que nem sou tão bom assim e não importo em escrever errado. O que importa é comunicar e aos poucos corrigir os erros. Se não sei me expressar de uma maneira que me expressaria em português, e não sei dizer em inglês, simplesmente uso outras palavras afim de conseguir me comunicar.

Yesss, this is the right attitude towards learning, I bet you are so confident that no one would notice or would let some minor mistake pass. I got it corrected just because I am such an stickler for grammar in writing, ha ha :lol:
Just kidding around. I left your last part as an incentive to us, a good reminder. And Lucas, your method is working, you can express yourself very well.
Quanta gentileza sua Paulo, corrigir o meu texto e pegar tão leve com os erros... rsrs
Brincadeiras a parte, Obrigado pelo comentário positivo.
You´re welcome, buddy. We are on the same boat of learning, and kindness begets kindness. ;)
Fábio, me identifiquei muito com suas palavras, sofro de coisas assim, achar que estou caminhando e bum, uma rasteira, sou novo aqui no EE e li o seu post e a resposta escolhida, muito bom! Já gostei de participar de uma comunidade assim.
Avatar do usuário FabioE 840 1 5 16
Olá amigos,

Renato Orosco, muito obrigado por sua contribuição, você dissecou de forma brilhante o meu atual momento, fiquei impressionado. Segui seu conselho e pesquisei o tema sugerido sobre "o platô do aprendizado", vi que se encaixa direitinho ao meu caso. Tenho certeza de que a sua contribuição junto a dos outros experts que aqui deixaram seus comentários servirão de ajuda e apoio não só para mim, mas também para muitos outros estudantes que se encontram em situação semelhante, quer sejam autodidatas como eu, quer não. Pensando nisso, quero deixar aqui alguns dos links que pesquisei sobre o assunto para quem desejar conhecer um pouco mais o tema. O autor dos dois primeiros posts são do professor Denilso de Lima e o segundo é do próprio Alessandro Brandão, aqui do English Experts:

http://www.inglesnapontadalingua.com.br ... izado.html

http://www.inglesnapontadalingua.com.br ... comum.html

https://www.englishexperts.com.br/1 ... o-plateau/

Paulo, Ana, muito obrigado pelos elogios com relação ao meu Português, muito embora, eu não me sinta merecedor. Tenho uma autocrítica muito forte em relação ao meu Português. Sinto vergonha de reler o que escrevo, só enxergo erros. Por isso demorei para agradecer os elogios, me desculpem. Infelizmente não tenho o hábito de escrever, consigo contar facilmente nos dedos de uma mão quantos textos eu já escrevi na minha vida. Não gosto de comparações, mas, se tem alguém aqui que deve ser elogiado pelo bom uso do Português, esse alguém são vocês, que no meu entender, conseguiram/conseguem organizar suas idéias de uma forma muito mais coesa.

Lucas, obrigado por ter partilhado um pouco de sua experiência comigo, foi muito encorajadora. Ah, e parabéns pelo excelente Inglês, você é um exemplo, me senti inspirado. Parabéns!

Marley, obrigado por seu comentário. Concordo contigo em relação à comunidade aqui do English Experts, as pessoas que a compõe fazem jus ao nome que leva à comunidade. De fato, são verdadeiros Experts! Isso fica facilmente evidente pela qualidade dos comentários que foram deixados aqui no meu post. Depois que os li, me senti revigorado e pronto para dar continuidade aos estudos. Entendi que o meu atual estágio precede o estágio da fluência, ou seja, falta pouco para que eu consiga alcançar o meu objetivo, só preciso dar continuidade ao que eu já vinha fazendo, ter paciência e entender o memento.

Abraço a todos!
Avatar do usuário Ancrispa 2555 8 57
Fabio
Nossa Fábio, se você tem vergonha de publicar o que escreve, o que vai sobrar para mim que não tenho hábito de escrever em português e também não leio muito em português (deveria ter vergonha em dizer isto, mas é a verdade). De todos os posts aqui o meu foi o mais pobrinho. Se me destaquei por algo foi pela sinceridade. Não escrevi bonito como o Paulo ou o Renato Orosco. Ou mesmo tive a coragem de escrever tudo em inglês como o Lucas. Parabéns Lucas!

Adoro ler e escrever, nas línguas que estudo dentre as quais o inglês e o francês se destacam na minha preferência. Mas mesmo lendo bastante em inglês, estou longe da fluência. Sou uma pessoa realista tenho um longo caminho a percorrer.

Gostaria de agradecer a todos os outros experts Paulo, Renato Orosco, Lucas e Marley que demonstraram apoio ao Fabio e colaboraram para este post magnífico. Tenho certeza que este post vai ajudar muita gente que está passando por dilemas no aprendizado da língua inglesa.

Fabio, estou convicta que daqui um tempo você vai criar outro tópico aqui no site do EE e título será “Como eu me tornei fluente em inglês sem sair do Brasil”

Buona fortuna ! Tu sei molto bravo!
Bonne chance! Tu es très courageux!
viel Glück!
On va apprendre l’anglais !
We are going to learn English!
Tudo de bom
Ana
Ana, parabéns pela sua redação, são experiências e estilos diferentes. Mas igualmente importantes. Além de que, suas mensagens foram muito importante, direto ao ponto naquilo que era e é necessário e sobre coisas que precisavam ficar registradas no EE.
Você tem o dom da síntese, de encerrar suas idéias de forma concisa. A sua sinceridade e originalidade, assim como a do Fábio, são muito bem vindas.
Sem contar, que o que importa, é que a gente está aqui para dividir conhecimento e ajudar pessoas. Algumas das quais estão felizes de ter achado um lugar como esse para além de aprender um pouco de inglês, aprender sobre a vida em geral. Eu estou feliz de poder dividir algo com outros daqui, e ficaria muito feliz se tivesse achado sites como esse muitos anos atrás. ;)
Pessoal, que tópico!!! Sinceramente para nós, iniciantes no aprendizado da língua inglesa, ler e ver que outros tem (ou tiveram) a mesma dificuldade que nós é encorajador.

Na verdade eu utilizo o EE como um alimento diário de estímulo para o meu aprendizado, tanto o fórum, quanto os post's e os podcast's.

Parabéns a todos do EE, incluindo nós, os participantes.

Abraços;
Wislley
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Olá Fabio! Tudo bem? Me identifiquei com suas palavras, mas acho que estou num nível inferior ao seu, até porque já se passaram 3 anos desde que criou esse tópico...rs ^_^. Apareci aqui meio atrasada! Sorry! Se caso passar por aqui novamente, conta pra gente como você melhorou seu inglês!

Um grande abraço!

Ps.: Sua resposta é muito importante! =D