Preparação para o Toefl (Ciência Sem Fronteira)

Questões sobre exames de certificação como: TOEFL, IELTS, Cambridge e TOEIC.
Avatar do usuário Arthur Carvalho 5
Olá, Amigos!

Primeiro objetivo alcançado. Consegui uma vaga em uma universidade pública! :D
Meu próximo objetivo é obter a certificação de proeficiência em Inglês (TOEFL). Estou querendo essa certificação para poder me candidatar no programa Ciência Sem Fronteira do Governo Federal. Veja a exigência:

Ter proficiência do idioma inglês com o resultado mínimo de 550 pontos na modalidade Paper Based Test ou 79-80 pontos na modalidade Internet Based Test do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), ou no mínimo de 6,0 pontos do International English Language Test (IELTS);

Estou visando o TOEFL para 1 ano e meio ou 2 anos. Nesse tempo aproveito para tirar as certificações de Cambridge. Gostaria de dica para essa minha caminhada até ao meu objetivo central que é estudar no Canadá.

Obrigado!

Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito. Clique aqui para iniciar!
Avatar do usuário Dourado 1075 2 23
Quando fiz, estudei por um ano, mas só porque eu queria fazer aula de inglês. Então, ao invés de pegar uma aula de conversação, fiz o curso do TOEFL.

Não sei qual o seu nível atual de inglês, mas 80 pontos não é muito difícil de alcançar. Está mais ou menos na média (se não me engano a média mundial é um pouco abaixo dissoEDIT: Acabei de ver na página do TOEFL: a média mundial é 79 e a brasileira é 86). O bom de fazer o curso é que você aprende a fazer a prova: como as questões são formuladas, o que eles esperam nas respostas etc.

Como você quer só para daqui a 2 anos, faça um ano de preparação. Além de estudar pro teste, você ainda mantém o seu inglês!

Avatar do usuário drive_under
Também preciso fazer o toefl, a parte do speaking que é meu tendão-de-Aquiles, o resto acho que estudando não encontrarei grandes dificuldades. Estou procurando um cursinho pra dar um boost na preparação. E as notas exigidas variam conforme a universidade. Acho que um edital aí pedia 50 no toefl, só que era pra Hungria.

Avatar do usuário gian2hard 2060 1 6 45
Drive Under

Toma uma cerveja antes do speaking :P e entra relaxado e sem medo de falar, e sem medo de errar, o que os instrutores estão procurando é fluência, e em hipótese alguma PARE de falar, se para de falar vai perder pontos. Se tu tiver fluência e mostrar que tu consegue comunicar o que tu quer, as vezes eles até deixam passar alguns errinhos e tu ganha nota alta. Não pensa de mais ( Sera que isso ta certo? )...
pensa o que tu quer dizer e DIZ logo, se tu fala muito devagar vai perder nota também.

abrass !

Avatar do usuário drive_under
Então amigo, minha neura é essa. Comunicar eu consigo, com poucos erros de pronúncia, digamos. O problema é que eu falo de forma articulada quando estou em uma discussão, porque eu paro, reflito e respondo, isto é uma característica inata minha. E no inglês as coisas fluem mais rápido. O tempo que eu levo pra pensar em como responder tal questão de maneira satisfatória pode levar o examinador a crer que estou com dificuldades de expressão enquanto na verdade eu estou pensando.
Quando estou falando sobre coisas informais as coisas fluem rápido porque eu "não penso", digamos assim.

Avatar do usuário BIRDRED
Sobre esses dois toefl. Tem algum que é mais fácil ou mais dificil? Os dois compreendem o listening , speaking e writing?

Avatar do usuário Dourado 1075 2 23
BIRDRED escreveu:Sobre esses dois toefl. Tem algum que é mais fácil ou mais dificil? Os dois compreendem o listening , speaking e writing?

Hoje no Brasil só tem o iBT, não tem mais o em papel (a não ser em casos bem específicos, e em pouqíssimas cidades e datas). Ele é todo feito no computador, sem interação com outra pessoa, mesmo no speaking.

drive_under escreveu:Então amigo, minha neura é essa. Comunicar eu consigo, com poucos erros de pronúncia, digamos. O problema é que eu falo de forma articulada quando estou em uma discussão, porque eu paro, reflito e respondo, isto é uma característica inata minha. E no inglês as coisas fluem mais rápido. O tempo que eu levo pra pensar em como responder tal questão de maneira satisfatória pode levar o examinador a crer que estou com dificuldades de expressão enquanto na verdade eu estou pensando.
Quando estou falando sobre coisas informais as coisas fluem rápido porque eu "não penso", digamos assim.


Faz um cursinho. Você vai ver que ajuda bastante. As perguntas mudam mas o modo de responder é basicamente o mesmo. O mais difícil é pensar rápido o bastante e organizar as ideias para falar. É algo do tipo 15 segundos para pensar e 45 a 60 segundos pra responder. Foi a minha pior nota, mas ainda assim tirei 24 em 30. É só se preparar!

Avatar do usuário Kuesley
Fala Arthur,

Como está seu estudo?
Também pretendo percorrer este caminho, já fiz inglês algumas vezes, mas para fazer o TOEFL e atingir o score necessário preciso estudar muitooooo! :shock:
Gostaria de trocar ideias com vocês.

O que você está fazendo para estudar para o exame?

Avatar do usuário Arthur Carvalho 5
Kuesley, até o final do período da faculdade (13 de agosto) meus estudos estão basicamente em reading e listening, atividades que faço diariamente. A partir daí, pretendo em pagar um curso com conversação para que possa melhorar minha pronúncia e adquirir uma certa fluência no idioma. Depois disso, um preparatório para o TOEFL. Como eu disse inicialmente minha previsão é fazer o TOEFL para valer daqui há 1,5 anos ou 2 anos. Não há para onde correr, para atingir a meta é estudar. Irei pegar menos matérias semestre que para me dedicar a isso. Espero que tudo ocorra como o planejado, para mim e para você. Boa Sorte!!

PS: Se quiser me adicionar no skype para trocarmos uma ideia, aqui está: artbdr.

Abraços!!!

Avatar do usuário Lívia De Melo Seki
Pessoal alguém indica algum curso preparatório pra fazer o Toefl no Rio de Janeiro?
Obrigada!