Present Continuous x (be) going to... (future forms)

Olá, estou estudando as formas de se expressar o futuro em inglês e me surgiu uma dúvida sobre qual a diferença entre Present continous e (be) going to...

Qual dessas formas transmite a ideia de mais certeza? Poderíamos dizer que o present continous transmite a ideia de que já foi feito algo para que o plano ou arranjo se realize enquanto que o (be) going to não necessariamente, sendo que pode ter sido apenas pensado mas que não necessariamente houve uma ação para que o plano aconteça? Por exemplo:

I am having a party next week. (significaria que a pessoa já se organizou ou está se organizando para que a festa aconteça de fato?)
I am going to have a party next week. (significaria que a pessoa apenas decidiu fazer uma festa,mas não necessariamente ela já fez ou está fazendo preparativos para que a festa aconteça?)

Obrigada desde já,
Andressa

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
2 respostas
Donay Mendonça 23 107 1.6k
Quando você quer dizer que vai fazer algo no futuro e expressar certeza disso, pode-se usar tanto o 'present continuous' quanto a forma com 'going to' e, na prática, não há nenhuma mudança no sentido pretendido. Veja exemplos:

A. I am going to meet my friends tonight.= I am meeting my friends tonight.= Vou encontrar meus amigos esta noite.
B. We are going to have a party on Sunday.= We are having a party on Sunday.= Vamos fazer uma festa no domingo.
C. He is going to leave tomorrow.= He is leaving tomorrow.= Ele vai embora amanhã.

Bons estudos!
Obrigada pela resposta. De qualquer forma achei algo muito interessante no site da BBC:
So to recap, both the present continuous and going to plus infinitive can be used to talk about future plans. Often there is not much difference between them and you can use either form but generally if a plan is a fixed arrangement then the present continuous is best. If a plan is an intention or a decision then going to is the better form to use.

(http://downloads.bbc.co.uk/worldservice ... nation.pdf)