Present Perfect para ações recentes: como utilizar?

Oi gente!
Estou estudando Present Perfect e o site tem me ajudado muito. Porém, ouvindo um áudio de vocês sobre o assunto, fiquei com uma dúvida. No áudio uma das frases é: "I have given my dog a bath". Entendo que no Present Perfect estamos falando de ações que iniciaram no passado mas que tem alguma relação com o presente, correto? Se eu dei banho no meu cachorro, isso não é uma ação do passado, que não tem continuidade no presente, estou certa? Porque não dizer: I gave my dog a bath".
Aguardo o comentário de vocês!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Pry,

Usa-se também o "Present Perfect" para descrever ações que ocorreram num tempo passado indefinido e, muitas vezes, recente.

"O Present Perfect é usado para expressar uma ação que aconteceu num passado recente, porém não determinado."

Ex.: He's been promoted.

*Hoje em dia é muito comum, especialmente em AmE, usarem o "Simple Present" [I gave my dog a bath], com o mesmo sentido do "Present Perfect" .


Bem-vindo(a) ao fórum!
Desculpa, mas quando eu li "I have given my dog a bath" eu entendi que queria dizer que ela tem dado banho no cachorro. Não é isso? O "been" do "He's been promoted" e o "given" não significam continuação? Ou eu entendi errado?