Present Perfect usado com um tempo em específico

Olá a todos

Estou fazendo os exercícios do English Grammar in Use. Estou na parte de present perfect. O exercício é para dizer se a frase está certa ou errada e corrigi-la. Uma das frases me chamou a atenção pela resposta que o livro deu.

A frase para ser corrigida é:
Where have you been last night?
Pra mim ela está errada porque o present perfect está sendo usado com um tempo em específico. A minha resposta, por mais estranha que seja é essa( usando o simple past ):
Where did you be last night?
Obviamente também está errada, só que se encaixa por causa das regras do simple past.

No livro, a resposta é essa:
Where were you been last night?
Pra mim está errado também, vc tem o present perfect mantido e o "be" no simple past.
Agora, qual é a resposta correta?

Agradeço desde já as respostas

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Smithie,

Estão Incorretas:

Where have you been last night?
Where were you been last night?
Where did you be last night?

Para dizermos: "Onde você estava noite passada?", eu recomendo que se use: "Where were you last night?"

Uma outra possibilidade: "Where have you been since last night?" >> Onde você tem estado desde a noite passada?

Bem Vindo(a) Ao Fórum!
Obrigado pela resposta Donay e pelas boas vindas.

A minha resposta, where did you be last night? eu já sabia mesmo. Como coloquei no post, mesmo estando errada, é a que se encaixava dada a especificação do tempo na pergunta.
Agora, eu gostaria de entender porque, na sua resposta Where were you last night?, não há o main verb. E qual tense você está usando?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Smithie,

O verbo principal acaba sendo "were"; foi usado o passado simples do verbo 'to be':

Where are you? >> Onde está você? --> Presente
Where were you? >> Onde você estava? --> Passado.


Uma dica:

Entender o sentido, muitas vezes, ajuda mais do que utilizar regras de formação de estruturas. Dê prioridade ao contexto e ao significado, deixando assim as regras em segundo plano.


Boa sorte!
Daniel.S 1 2 11
smithie escreveu:Obrigado pela resposta Donay e pelas boas vindas.

A minha resposta, where did you be last night? eu já sabia mesmo. Como coloquei no post, mesmo estando errada, é a que se encaixava dada a especificação do tempo na pergunta.
Agora, eu gostaria de entender porque, na sua resposta Where were you last night?, não há o main verb. E qual tense você está usando?

Como vai smithie?

É como eu costumo dizer o verb to be muitas vezes desempenha o papel de auxiliar e de main verb. Pode ocorrer ambos ao mesmo tempo e este é um exemplo
Smithie,

O verbo principal acaba sendo "were"; foi usado o passado simples do verbo 'to be':
Eu nunca tinha visto um verbo ser auxiliar e principal ao mesmo tempo. É a primeira vez.
Donay, eu tinha compreendido o sentido. O que eu estranhei foram as respostas, os tempos se confundindo e a gramática complicando a minha vida. Faltou um pouco de bom senso e análise.
Como vai smithie?

É como eu costumo dizer o verb to be muitas vezes desempenha o papel de auxiliar e de main verb. Pode ocorrer ambos ao mesmo tempo e este é um exemplo
Tudo bem pondedaniel. Como disse no começo desse reply, não sabia dessa sutileza de alguns verbos.

Obrigado pelas dicas de vocês dois. Vocês sabem como é complicado estudar inglês por conta. Todo auxílio é válido.