Present Perfect X Present perfect continuous

Pessoal, lendo os comentários aqui sobre present perfect eu percebi algumas interpretações equivocadas. Eu vi esse exemplo abaixo:

Exemplos:
I have ran 10km - Eu tenho corrido 10km (Acabei de terminar de correr)
I have been running 10km - Eu tenho estado correndo 10km (Como eu gasto meu tempo. Eu gasto meu tempo correndo, não importa se eu já corri os 10km, ou se ainda vou correr)

Quando dizemos I have ran 10km pode ser que você acabou de correr 10 km ou pode ser que você correu 10 km e ainda continua correndo, o contexto vai te dizer qual significado que é.

Quando você usa o present perfect continous e diz I have been running 10 km você está falando em tempo e não quantidade logo você não pode usar a quantidade nessa frase dizendo 10 km está errado colocar o 10 km nessa frase, teria que ser I have run 10 km I have been running for two hours.

Best Regards.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Imaginem uma situação:

Kate decidiu pintar o teto.

Kate's clothes are covered in paint. She has been painting the ceiling (Present perfect continuous)
We are interested in the activity. It does not matter whether something has been finished or not.

The ceiling was white. Now it is red. She has painted the ceiling. (Present perfect)
Here, the important thing is that something has been finished. Has painted is a completed action. We are interested in the result of the activity (the painted ceiling), not the activity itself.