Present perfect x Simple past: Conceitos básicos

Nat 1 3
Ola pessoal!

Estou lendo tudo sobre present perfect e a duvida continua.

É muito facil quando pensamos na forma de (have done) em "tenho feito" e (I have been done) como "eu tenho estado fazendo".. Indicando enfaze na continuidade...
Ok, ate ai foi.

Mas nem sempre é o tal do tenho feito, as vezes esse have done é um FIZ...oq me confunde com o Simple present...e tipo, porque não I DID? ...fiz por fiz da no mesmo, concorda?

Por favor, de uma olhada nos exemplos do meu livro:

FIVE THINGS YOU'VE PROBABLY DONE: (5 coisas que voce provavelmente fez):

You've cried in front of people during a drama :
aqui nao poderia ser voce tem chorado, pois ja aconteceu, provavelmente é algo que é bem distante e talvez voce nem faça mais. Porque não You cried? Se me disserem que YOU CRIED é o mesmo que YOU HAVE CRIED, minha duvida foi solucionada! :?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
Bem, eu não sou um Expert da Língua Inglesa ainda (algum dia quem sabe) mas pelo que tenho estudado quando não se usa o Simple Past é porque você não esta indicando exatamente QUANDO você realizou a ação!

Ex:

Simple Past - You cried in front of people during a drama yesterday, last week, last month, etc.
Present Perfect - You've cried in front of people during a drama (When? We don't know).

Você pode olhar mais a respeito nos links abaixo:
https://www.englishexperts.com.br/prese ... e-macetes/
present-perfect-and-simple-past-t4142.html

ps: Por favor, os mais entendidos do assunto aqui do Fórum podem me corrigir se eu estiver errado, afinal errando é que se aprende!

See you.