Professores: Vocês tem todos os tempos verbais na ponta da língua?

Estou no primeiro semestre do curso de Letras - Inglês e confesso que estou um pouquinho assustada com a gramática rs.
Eu já falo Inglês, tenho amigos americanos com quem consigo me comunicar sem problemas, mas nunca tinha estudado a fundo a gramática.

Tenho ficado muito confusa pois vejo que algumas informações variam muito, como por exemplo quantos são os tempos verbais, quais são os tipos de verbo, etc. Estou estudando com diferentes fontes de pesquisa, inclusive achei tópicos excelentes aqui no fórum que estão me ajudando muito.

Minha dúvida é, os que já são professores há algum tempo, em algum momento a gente realmente fica com esses tempos verbais "na ponta da língua"? Se algum aluno pergunta sobre determinado tempo verbal, vocês conseguem diferenciar e explicar (mesmo que o básico) sem precisar fazer nenhuma consulta?

Tenho estudado muito, mas tenho a sensação de que nunca vou conseguir isso!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
  Resposta mais votada
23 127 1.7k
No meu caso, sim. Conheço bem toda a gramática (não apenas os tempos verbais) útil para uma comunicação natural, espontânea e dinâmica.

Não conheço todas as regras em forma de textos memorizados, mas as deduzo sempre que preciso, com base em exemplos que uso ao falar o idioma. Faço a volta da prática para a teoria.

É isso!