Pronúncia de Habitat: Qual é o correto ?

Olá,

Eu tenho ouvido muito diversas formas de se pronunciar a palavra "habitat" em português. Uns pronunciam como /habitá/ e outros /habitat/.
Qual é a pronúncia correta de "habitat" ? :?

Thanks in Advance ! :D
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Flavia.lm 3850 1 9 85
O último "t" é pronunciado sim. Michaelis e Aulete confirmam.
Avatar do usuário jlmmelo 2120 8 58
Olá.
Quando estudei latim, no século passado, se pronunciava hábitat (a tônica na primeira sílaba e o último t quase mudo), que é o correto rsrs.
Mas no português precisaríamos que a palavra fosse acentuada, não é?
Olá Flávia.
Pelo que eu sei a única alteração da palavra do latim para o português foi o acento, pois o correto é escrever hábitat. Por via das dúvidas consultei o Michaelis e o Aurélio e a palavra é acentuada. Talvez haja alguma confusão com outras línguas como o francês por. ex. onde ela é escrita sem acento e pronuncia-se abitá.
Complementando:

Como esses morcegos vivem em florestas tropicais da Malásia e da Ilha de Java (Indonésia), um viveiro foi montado para simular o hábitat deles. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 03 de janeiro de 2009)

No espanhol também se escreve hábitat.

Veja as diversas grafias em várias línguas:
http://pt.wiktionary.org/wiki/h%C3%A1bitat
Sim, sim, hábitat (confesso q não usava o acento, e não tinha reparado qdo consultei meus dicionários)
Na internet muita gente não usa o acento. :?
Hummm...
Então o correto é pronunciar o “t”, mas de forma “ leve e quase mudo”; creio que seja semelhante à pronúncia do /t/ em inglês [ heart, hurt, cost, coast, boat..]. E não um “t” aportuguesado /tch/.
Quanto à acentuação, estou confusa. Dei uma olhada no meu livro de biologia, que está de acordo com o novo acordo ortográfico, aparece “hábitat” acentuado. E no site http://caldeiraodohuck.globo.com/platb/ ... centuacao/ aparece “ habitat” não acentuado.

E como o Jlmmelo disse, em vários sites aparecem “habitat” não acentuado.
Digitei no Google “habitat” e cliquei em notícias, e a maioria dos noticiários não estão acentuando “habitat”. Com exceção do jornal da Band http://www.band.com.br/jornalismo/cidad ... 0000425020 [hábitat] e entre outros.......

Obrigada Flávia e Jlmmelo pelas respostas.... :D
Mais opiniões serão bem-vindas.... :D
Xoxo
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Ah... Mais uma coisinha, na definição de “habitat” do dicionário Babylon [ esse do seu cantinho inferior direito ai rsrsrsr] aparece as duas formas.