Pronúncia de palavras iniciadas com "Ex"

Saudações a todos,

Essa semana um assunto em específico tem me intrigado: a lógica da pronúncia de palavras com prefixo "ex".
Por exemplo: Explanation, existence, a própria palavra example, executioner, excuse, excomunication, dentre outras.

Parece-me que estas palavras que eu citei, assim como suas "irmãs" de prefixo, costumam seguir um padrão de pronúncia, a depender da letra que vem após o "x". Algumas vezes eu percebo que o "e" é pronunciado com o som do nosso "e" em Português, às vezes assume o som do nosso "i". A pronúncia do "x" também muda, pelo que eu notei - ora tem som de "g", ora som de "k".

Gostaria muito de saber por que isso ocorre.

Seria muito interessante saber se há algo que possa facilitar a assimilação da pronúncia nesses casos (além da própria exposição prática ao idioma). Talvez haja alguma regra ou algo do gênero que eu desconheça.

Aceito indicações de bibliografia também.

Agradeço desde já.

Abraço!

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Henry Cunha 9960 2 17 177
Explanation, existence, a própria palavra example, executioner, excuse, excomunication
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Boa noite Henry, gostaria de primeiramente agradecer a contribuição no tópico.

Queria responder com áudio também, mas meu fone não tem microfone.

Mas vamos lá!

Parece-me que nessas palavras a pronúncia da sílaba " ex ", muda de uma para outra. Por exemplo: Explanation você pronuncia algo bem próximo: " éksplaneishan ". Já o existence, por exemplo, é pronunciado mais ou menos assim: " igzistans ".

Percebe que tanto o som do " e ", quanto o som do " x ", mudam de uma pra outra? Numa, o " x " tem som de " g ", noutra som de "k". Às vezes o "e" faz som de " y ", às vezes faz som de " ê " mesmo.

É justamente nisso que eu estou tendo dificuldade: entender o porque que o som muda de uma palavra para outra.

Espero ter sido claro :D

Obrigado novamente e até mais!