Pronúncia e Audição

Olá Todos!,

Gosto muito do blog ele tem me ajudado bastante em meu estudos de inglês e do francês tbm...

Tenho um grave problema que não sei como resolvê-lo.

Estudo em uma escola de idiomas, consigo ir bem na gramática, mas tenho dificuldades em colocá-las em prática, assim como memorizar novos vocabulários.

O pior se dá com a conversação e a escuta. Não consigo "pensar em inglês", para formar frases, penso em português e então tento traduzir...passar para o inglês. Gostaria de dicas para mudar isso.

No listening ainda é mais grave, tenho percebido que não consigo escutar, falta concentração e quando tento me concentrar não consigo ouvir as palavras..é como se eu tivesse problemas de audição...e ouvisse apenas sons sem fonética...Isso ocorre também no Francês.

Estou no nível intermediário no Inglês, farei este ano o avançado. No francês estou no básico.

Queria dicas, métodos para melhorar isso, assim como livros que possam me ajudar a suprir estes problemas. Pois sou um pouco sistemática e não consigo estudar apenas no computador, preciso de livro, pepel e lápis para conseguir total concentração.

É isso..sei que são muitas perguntas...mas espero que possam me ajudar em algo...pois conversei com vários professores que não conseguem me ajudar com algo concreto que possa fazer...

Obrigada

Talita

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Autor
Talita,

Também estou treinando listen and prónuncia, vamos dizer que, 2 meses atrás não intendia uma palavra, agora consigo escutar e intender umas 4, 5 de cada música, sendo músicas novas sem eu nunca ter visto a letra, e estou percebendo uma grande e rápida evolução nessas áreas. Acho que todo mundo deve saber disso, nunca desistir e sempre insistir. Tente, tente, tente, tente, tente, e tente. : ) Você consegue! ( Aaah, na parte da prónuncia tenho sofrido muito, tenho problemas coma a fala. ) :(
olá talita, tudo bem?

escutar a gente aprende 'escutando', não tem jeito! :P

mas, como 'dicas gerais' te falo o seguinte:

. compre um headphone e/ou uma caixa de som de qualidade. parece que não, mas algumas 'nuances' a gente só pega se o som estiver legal. estou assumindo que sua audição é de 100%;

. compre um bom dicionário, como o collins ou o longman (as últimas edições); e tente sempre ler a definição de cada palavra em inglês, em voz alta, mesmo se tiver dúvidas quanto ao significado ou à pronúncia de tal palavra. e acustume-se a procurar pelo significado de palavras desconhecidas nessas definições, de maneira 'cíclica'. por exemplo: está lendo a definição da palavra 'a', nela tem a palavra 'b' que vc não conhece, então vc vai atrás da definição desta, que te leva à palavra 'c' etc. parace que não, mas isso ajuda a 'pensar em inglês'! é bom também de tempos em tempos reler as definições das palavras aprendidas, numa espécie de 'revisão agendada'... estude também a seção de pronúncia, alfabeto fonético etc deste(s) dicionário(s), pois são muito boas;

. não sei se vai ajudar muito, mas procure ouvir mulheres falando. sempre achei a dicção delas melhor! :P

. procure por letras de música em inglês que vc realmente gosta e tente 'dissecar' elas. dá para pegar a pronúncia, mas também vocabulário, collocations phrasal verbs etc. se você 'interpretar' uma música por dia, ao final do ano terá evoluído basteante; outra dica é ouvir (prestando atenção) a música sem acompanhar a letra e depois ouvir novamente, com a letra na mão. isso vale para filmes também ('sem' e depois 'com' legenda em inglês);

. ainda sobre música, penso que o melhor é ouvir gringo que fala/canta bem. entendo que dentre esses, estão a madonna, o robbie williams, os back street boys, a christina aguilera, a mariah carey, o information society, o linkin park etc. todos a meu ver pronunciam as palavras de maneira inteligível;

. procure ouvir podcasts em inglês. tem vários, sobre diversos assuntos. vc vai encontrar alguns que gosta mais. para iniciantes, eu recomendo o trabalho do eslpod.com;

. por fim, mas não menos importante, procure um médico e veja se você não tem dda... parece que não mas esse déficit é mais comum do que a gente imagina e atrapalha muito a vida de pessoas inteligentes (como eu! :P); sem o devido 'diagnóstico' (nossa parece algo grave... nem é, só atrapalha...) mas, sem o devido diagnóstico e tratamento, as coisas ficam 'perdidas' mesmo, desconexas, a gente não presta atenção, é uma beleza... :D
se vc quiser, a gente pode conversar com voz via internet. ajuda a desinibir. vc é quem sabe. me escreve em pvt (mensagem direta) ;)