Pronúncia palavras com /з:r/ como: world, bird, church etc

Muitas pessoas como eu devem ter muita duvida com ralaçao a alguns sons de palavras que nao existem no portugues. Um deles é um escrito dessa maneira /з:r/ que se encontra em palavras como essas

World
Word
Bird
Her
Church
Burn
etc..

Antes de mais nada, isso nao se aprende de um dia pro outro. Leva um tempinho para poder se familiarizar, mas ainda assim, é complicado. Eu mesmo tendo a ajuda de americanos ate hoje sofro um pouco com esse som. Mas vamos la!

Primeira para voce poder esta bem familiarizado com esse som /з:r/ voce precisa ouvi lo com mais frequencia. Por isso é muito bom voce ouvir musicas e dialogos em que se encontra este tipo de som. Aproveite as musicas em que eles estedam esse som para poder aprende lo. Como na musica "Imagine" de John Lenon ele este o som de Woooorld. E com isso da e muito para ajudar.

Agora para dar uma explicaçao sobre ele vou ver se consigo. Este som /з:r/ como deram para ver o simbolo que o representa parece um "E" ao contrario, e devo dizer que é isso mesmo. E um "E" fechado que se assemelha com o som "Â" em ingles de palavras como Uncle, But, Pub... mas em vez de um "A" seria um "E" seria uma coisa do tipo " Ê " sem nasalizaçao. E tendo uma modificaçao devido ao som do "R". Para simplificar tudo seria algo como "ÊR"

É mais facil aprender esse som no ingles Britanico do que o Americano devido a ausencia do som "R" que nao se pronuncia, podendo ouvir claramente o som. Por isso sugeri a musica de Jonh Lenon pois ele estende bem o som dando claramente para se ouvir World (som /Ueeeeld/) sem pronunciar o "R". Ja no Ingles Americano as vezes eles so pronunciam o "R" , como se pronuncia no alfabeto deles, mesmo sem o som /з:r/ em questao, Exemplo Word (Som /Urd/), Bird (som /Brd/) etc.

Sugiro para quem quer aprender com musica que procure musicas mais melodicas como John Lenon, Elton John, Enya, Phil Collins, Air Supply etc quando a questao for pronuncia. Musicas rapidas do tipo Hevy Metal, Rap etc nao da para se aprender a pronuncia claramente pois engolem muito as palavras.

Mas melhor forma mesmo de aprender é ouvindo. Espero que de pelo menos uma forcinha.

Thank you and Take Care!

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
Caro Edgar Henry,

Achei seu post muito bacana. A parte que cita Phill Collins então, essa é demais de bom...

O único ponto onde ousaria discordar um pouquinho de você, é o fato de você parecer estar polarizando a língua inglesa como se fosse apenas, ou Britânico ou Americano. E a gente sabe que o inglês, como língua internacional, passa por um montão de outros lugares.

Que tal ouvir um africano ou jamaicano (nada como um bom reagge) cantando em inglês?

Experimente ouvir o Men at Work... cara é maior doidera... :)

Mas isso ai tudo vem de contra aquilo que você falou, quanto mais você ouve, melhor você fica. E de preferência, ouvindo o mais variados sotaques da língua inglesa possíveis, e não só o British or American.

Valeu!
Grande abraço,
timphillips 11
Caro Edgar Henry,
Falar sobre a pronuncia de inglês já é um campo minado antes de levar em conta o comentário do Lucas Carioca que inglês é internacional.
Sou inglês e realmente você não vai ouvir a letra 'r' quando eu falo e.g. car, part, church skirt, girl, world etc.
Ensino meus alunos que a letra 'r' (i) estica o som vogal anterior e (ii) muda o som vogal anterior.
Mas se um escocês (que deve tambem falar inglês britânico) falasse as mesmas palavras você provavelmente escutaria a letra 'r'.
cf Uma Caipira aqui no estado de São Paulo falando a palavra "porta".
Tim