Quais livros posso usar para dar aulas particulares?

Olá, amigos. Há algum tempo descobri esse site, e essa é minha primeira pergunta porque não encontrei a resposta no pesquisador.

Eu tenho trabalhado numa escola de idiomas e muitas pessoas me pedem para dar aulas particulares, porém eu comecei agora, e não me sinto preparado para ministrar os assuntos que se tem em uma sala de aula, e queria um material que pudesse me auxiliar, tanto no conteúdo para passar, quanto na ordem. Ouvi dizer que os livros de Cambridge são bons, mas não tenho ideia de quais comprar. Queria um livro que tivesse um conteúdo progressivo, dos basic learners, até os advanced learners.

Obrigado,

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Em geral os livros são meio que divididos em basic, intermediate (algumas vezes subdividido em "lower e upper intermediate"), e finalmente "advanced".
Já vi uma coleção "Password" com todo o conteúdo do segundo grau, mas como eu disse, dificilmente eles fazem livros didáticos tipo "all-encompassing" (digo, tudo em um só livro).
Não sou professor, vou deixar a parte mais técnica e prática para eles.
Contudo, no meu entender há aulas e aulas; há aulas com finalidades específicas (focando em identificar e corrigir dificuldades do aluno, por exemplo.), aulas para o aluno que deseja fazer um teste/exame (TOEFL e outros) e até para viagem (ir pra Orlando/Disney etc). Há aulas de inglês mais técnico (para advogados/turismo/aeronáutico)...
Também gostaria de dicas de materiais para professores iniciantes.
Principalmente para aqueles que não tem condições de fazer um grande investimento.

Agradeço desde já.
PPAULO 6 49 1.3k
Nadia,

Vamos esperar professores e profissionais de ensino (particular, free-lancers, ou do sistema de ensino) nos responderem.
Eu não deveria nem estar dando opinião, uma vez que sou apenas um estudante de inglês. Então minha resposta foi apenas isto mesmo, opinião.
Assim, talvez não seja justo entrar nessa seara onde tem muita gente com vasta experiência para dividir conosco. Do ponto de vista prático: há (havia) alguns professores (de outras matérias) lá na região Nordeste que davam aulas sem ter ido a uma faculdade, na base da experiência (às vezes forçada, pela falta do profissional qualificado.
Hoje em dia já é mais difícil, e tem muitos professores formados etc, apesar da escassez de concursos (por conseguinte, de oportunidades).
Assim, muitos tutores/professores vão adquirir essa experiência no dia-a-dia, ensinando alguns alunos e aumentando sua capacidade na prática. Resumindo, para toda pergunta fácil, há uma resposta fácil, rápida...e errada!
Achei que cabia apontar alguns detalhes, em vez de dizer, pegue os livros A, B e C, etcetera e tal, até porque se o ensino for individual (apenas à título de argumentação) será tratado caso a caso (cada um tem uma característica, dificuldade, ritmo de aprendizagem...).
Contudo, a dica acima pode ser aproveitada e expandida, e fica a sugestão de ler outros tópicos sobre livros, aprendizados, "learning" e outros. Muitas dicas tem sido dadas, você pode adaptá-las às necessidades (suas e dos alunos).
Boa sorte nessa empreitada, e espero que eu não esteja errado (e outros estão aí para dar suas opiniões e dividir experiências), mas...permita-me ponderar que assim como para o estudante
"where there´s a will there´s a way" também segue-se que para o professor não é tanto uma questão de investimento, mas de experiência.
Por favor, membros do EE partilhem suas experiências conosco e comentem, me contradigam, me corrijam ou concordem. Vocês são os profissionais e respeitamos suas opiniões. ;-)
Além do que, achei que uma resposta minha nesse campo (de ensino) poderia ser simplista, e talvez não suficientemente informada...
Contudo eu me sinto confortável para opinar sobre livros, enquanto experiência minha com inglês, e tenho feito isso.