Quais tempos verbais do inglês são mais usados?

Olá.

Tenho um conhecimento razoável de inglês falado e consigo entender maior parte do que escuto, cerca de 85% do diálogo.

Eu fico boiando mais na gramática, principalmente em tempos verbais e em conjugações. Então eu vou focar os estudos nessas partes. Gostaria de saber se é realmente necessário aprender os trocentos modos diferentes de conjugar um verbo, ou se o melhor seria focar nos principais (Presente,Passado e Futuro)

Então, quais os tempos de conjugação são os mais usados ?

Obrigado desde já .

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Bill Sikes 1 1 18
Brôn, não conheço nenhuma estatística a respeito. Mas, como em qualquer idioma, conhecer os passados, os presentes e os futuros são fundamentais para uma compreensão razoável. Se você consegue entender tudo isso que você mencionou do inglês falado, você já poderia ser considerado fluente no seu listening, na minha opinião.

Conheço muitas pessoas que também têm essa facilidade, mas carecem de um conhecimento mais formal do inglês, para poderem não só ler ou escutar, mas também produzirem – isto é, falar e escrever. É aí que a gramática pega, como você aponta.

Eu sugiro você a procurar pelas séries Grammar In Use, da Cambridge University Press, pois eles focam nos pontos mais fundamentais para quem quer dominar o idioma e nas maiores dificuldades que surgem para o aprendiz, como as preposições e as diferenciações entre tempos verbais. Por exemplo, entre o Present Perfect e o Simple Past; e entre os futuros com Going To, Will ou Present Continuous, dentre outros. É excelente para quem estuda por conta própria.

Se surgirem dúvidas, você pode procurar a internet. ;)