Qual é a diferença entre "To move in it" e "To move about in it"?

"If time is really only a fourth dimension of space, why can't we move about in it as we move in the other dimensions?"

Qual é a função de about nessa frase?
Há diferença entre "To move in it" e "To move about in it"?

WELLS, H.G. The Time Machine. Penguin Readers Level 4. Pearson Education, 2008, p. 2.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
If time is really only a fourth dimension of space, why can't we move about in it as we move in the other dimensions?"

Move about has to do with "se mexer" in a space, a chair, or "fazer movimento/se movimentar" as in "you should move about more, not sit in front of the computer all day!" (você devia se mexer/se movimentar mais, não ficar sentado em frente do computador o dia todo!"

Lá na frase acima, a pergunta. Seria algo como "se tempo é realmente a quarta dimensão do espaço, porque cargas d´água não podemos nos movimentar nele como o fazemos em outras dimensões?"

Bem, parece a lógica do telefone. Como nós falamos pessoalmente é uma coisa e num telefone 3G, 4G, 5G não tem nada com esse conceito? A voz é uma coisa abstrata (dados?). Ou talvez, como a energia, os elétrons se movem e a gente não vê, mas vê o resultado disso? Bem, foi só pra ilustrar o processo lógico. Quando a gente tenta transplantar um conhecimento passado para um futuro.

Aparentemente a máquina do tempo ou teletransporte ou que seja, era descrita como algo em que se entrava e então saia-se numa outra dimensão, como se plasmasse e plasmasse de novo em outro lugar.
A pergunta era de como não se ficava, por exemplo, numa 'caixa' onde se pudesse movimentar até a saída sem estar neste estado de "no éter".

To move in it - to my thinking would suggest you have plenty of space to move in it, take a walk etc.
To move about in it - you have a limited space, on a chair for example. You can just move a little, in a cramped space, for instance.