Qual é o momento certo para fazer intercâmbio?

Hey guys!

Curso Arquitetura e urbanismo e pretendo fazer minha pós, mestrado e etc no exterior porém não sei se meu inglês é suficientemente bom para que eu me comunique facilmente e já ouvi de muitas bocas que só conseguimos saber o nosso grau de fluência viajando para o exterior.

Então gostaria muito de saber qual a opinião de vocês sobre o momento mais adequado para fazer intercâmbio, durante a faculdade ou depois?
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Telma Regina 22765 9 58 571
BRossi,

Eu acho um pouco complicado largar um curso em uma faculdade com o propósito de somente estudar inglês no exterior, mas obviamente depende de sua disponibilidade.

Conheço algumas pessoas que se aprimoraram no inglês enquanto faziam o curso desejado no exterior e também conheço outros que deixaram para fazer intercâmbio após a faculdade e não tiveram mais oportunidade.

Minha dica é a de que você estude bastante inglês, passe no TOEFL ou no IELTS (você vai precisar de um deles) com uma boa pontuação, termine a faculdade, e então procure a pós, mestrado, doutorado e etc no exterior.
http://vestibular.brasilescola.com/estu ... -ielts.htm
Acredito que durante o curso é a melhor a opção, ao deixar pra mais tarde é mais a difícil decisão de largar. Além do mais, como citado pela Telma, já tendo um nível bom e certificados já te facilita para as pós-graduações e certas oportunidades de trabalho após se formar. E hoje, com os programas de bolsa de governo já dão a você uma boa oportunidade de viajar e economizar um poucos nos custos.
Eu acabei de voltar de um intercambio de ferias, 1 mês estudando em nova york.
Pela minha experiência e pelo o que vi de colegas por lá, se você quer fazer pós, mestrado, MBA, ou até mesmo terminar a graduação em outro país de lingua inglesa, irá precisar do TOEFL.
Se você estiver com tempo e grana, de repente valeria a pena fazer um intercambio de ferias, que dá pra melhorar muito o ingles, e também pegar informações na própria escola, sobre treinamentos para o TOEFL e como ingressar em universidades.

Acho muito válido aproveitar as bolsas que estão sendo concedidas pelo governo. Infelizmente quando estava na universidade não tinha esse benefício. É uma excelente maneira de unir o util ao agradável.
OI Brossi, nao sei qual e a sua situacao financeira... mais realmente agente so sabe o nosso grau de ingles quando estamos longe de casa e a unica maneira de se comunicar e falando..... Bom como vc ainda esta na faculdade, voce poderia pesquisar programas de ferias assim vc teria uma base ao voltar ou entao terminar a faculdade e vir para o exterior se dar um ano em uma escola de ingles (ate mesmo pq o processo para a faculdade aqui leva um tempinho) e enquanto aperfeicoa o ingles se prepara para entrar na universidade. :)