Qual meu nível e qual livro eu compro para estudar?

Eu sempre tive inglês em meu colégio, mas aquele Inlgês bem básico.
Eu sempre gostei de cantores internacionais e já consigo entender algumas palavras de músicas que nunca tenho escutei antes (em Inglês).
Quero aprender o Inglês porque eu gosto e porque eu preciso.
Ano que vem irei fazer um concurso e preciso saber um pouco mais de Inglês-Gramatical.
Não tenho condições para pagar um bom curso e como já estou acostumado em estudar sozinho, decidi aprender o Inglês sozinho (Tenho aulas de Inglês no colégio também, hoje estou no 2º ano, mas é bem básico também).
Então, por favor, me indiquem bons livros para estudar o Inglês nesse ponto:
01. Gramatica (Verbos, Tempos, Em que lugar da frase deve ficar...)
02. Interpretação/Tradução de textos.
Adorei as dicas desse site, e vou começar a assistir filmes e tentar entender o vocabuário, vou comprar um dicionário bom, vou estudar bastante a parte da Gramática e é isso aí.
OBS: Eu quero aprender esse ponto para a prova, mas depois, quando eu passar eu irei fazer um curso de Inglês bom para aumentar mais ainda minha experiência.

Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!
2 respostas
Aqui no site tem uma sessão muito boa sobre isso que você procura.

https://www.englishexperts.com.br/categ ... gramatica/
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Akands,

Além dos livros que os colegas podem sugerir, há também uma seção muito interessante aqui no fórum, com textos e exercícios com respostas, veja:

Exercícios de Inglês

Bem-vindo ao fórum!
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!