Qual o melhor jeito de treinar a escrita para o TOEFL ?

Estou querendo a proficiência do TOEFL para poder estudar o meu último ano da faculdade fora do país . Não tenho recursos para pagar por um professor . Gostaria de saber como se tornar apto a passar na prova escrita do TOEFL apenas treinando autodidaticamente .

Obrigado pela atenção !
Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
1 resposta
Resposta aceita
4520 1 2 96
Olá, colega. Sou formado em letras e já fiz o TOEFL IBT duas vezes. Não estudei muito para as provas, porque já escrevo e leio muito diariamente. Aliás, é o que você deverá fazer a partir de "ontem". A prova é composta por 4 etapas. PARA TODAS ELAS, recomendo ir atrás de provas antigas e/ou comprar livros preparatórios para a prova em específico. Ajudam muito - e se não pode pagar um professor, pague um bom livro. Sai por menos de cem reais. Eu usei livros assim quando fiz as provas de Cambridge, e para o TOEFL não seria diferente.

A prova de speaking mistura dois contextos: geral e acadêmico. Foram 6 áudios com perguntas após eles. Você tem tempo definido para responder e pode fazer rascunhos. Tente usar o tempo todo. O reading é grande e você terá que correr para ler tudo e marcar. Aqui o que vai pesar é seu hábito de leitura. O listening é bem longo e você não vê as alternativas até o áudio acabar. Então saber tomar notas será fundamental. Imagine um áudio de 5 minutos e depois você ter que lembrar de tudo? É tenso. O writing são dois textos. Um mais "livre" e outro associado a um áudio e um pré-texto. Só escrevendo e lendo vai conseguir pegar as manhas. Leia todo material que conseguir pela net, especialmente em blogs, como aqui, Tecla Sap, etc.

OBS: esse é um resuminho do internet-based test. Há o paper-based, que é mais fácil porque não tem prova oral. E a prova é longa, umas 3 a 4 horas.

Enfim, isso é um resumo. Vai catando coisas online que dá para tirar uma nota legal a depender do seu nível. A maior parte das universidades de fora aceitam notas entre 70 e 90 para passar.

Abraço e boa sorte.
Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!