Qual tempo verbal devo usar nessa situação?

Estava assistindo à um programa e um dos personagens disse: she was lucky to have had a friend like you.
Na frase foi utilizado o present perfect, o que me levou a ter a dúvida do motivo pois esse tense indica uma coisa que possuí alguma conexão com o presente, o que não seria o caso. O correto na situação não seria ter usado o past present para representar uma ação que aconteceu antes de outra?

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Marcio_Farias 1 24 214
O Google traz 1.710.000 instâncias de "lucky to have had". Logo, trata-se de uma estrutura bastante comum para se referir ao passado.

Ao empregá-la, o personagem remeteu-se ao passado ou, melhor, remeteu-se ao amigo que ela tinha tido/teve no passado. No momento em que o personagem fala, esse amigo pode ter desaparecido, falecido ou imigrado para outro país faz algum tempo.

Se disséssemos "... Was lucky to have a friend..." remeter-nos-íamos a um amigo ainda vivo, existente, ainda ao alcance da vista dela ou que ainda a visita.

Ainda assim, vamos aguardar outras sugestões.