Quando especificar o tempo no Present Perfect e Simple Past

No Present Perfect nao se pode especificar o periodo por exemplo yesterday, last week,... E para isso seria usado o Simple Past.
Bom fiquei na duvida na seguinte construção:

- Have you already talked to your mother today?
- Did you talk to your mother today?

Segundo meu professor, a frase correta seria a com Present Perfect, mas pergunto por que? Por que o dia não acabou? Por que today significa que ainda está no presente? eh isso? mesmo eu especificando o periodo?


vls

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
1 resposta
Henry Cunha 3 18 190
Andreia,

As duas frases são corretas.

Sim, o emprego do 'past perfect' pode ocorrer se é meio-dia, e provavelmente não se já é onze da noite, hora em que não costumamos ligar pra ninguém.

A seleção do present perfect pode também refletir o fato de a pessoa ter o costume conhecido de falar com a mãe todo dia. A pergunta então tem um tanto a ver com esse hábito.

Em vez de 'today'. podia ser 'this week', 'this morning', etc. -- relacionado ao hábito -- qualquer duração de tempo que chega até o presente.

"Did you talk..." pode refletir uma ocorrência inédita, ou irregular: será que hoje por acaso v falou com ela?

Enfim, as duas formas são corretas e têm funções semanticas distintas. E vale dizer que, em muitos casos, não fazemos muito caso de qual usar, por serem tão semelhantes. E a minha explicação não esgota o assunto, por certo, mas dá uma idéia dos sentidos.