Quando posso dizer que alcancei a FLUENCIA no idioma?

Ola pessoal,

Novo no forum porem nao sou um novo estudante rs.

Estudo ingles a muito tempo como muitos aqui por conta propria, a minha duvida e quando posso bater no peito e dizer EU SOU FLUENTE no idioma ingles?

Recentemente fui a uma entrevista e conversei por um longo tempo com o intrevistador que disse que meu ingles estava adequado para o cargo (estavam pedindo ingles fluente).

Porem sei que ainda nao alcancei esse nivel, por isso continuo na batalha diaria (leia-se estudos), ultimamente estou pegando mais pesado nas rotinas diarias de estudos pois pretendo mudar o meu "Avancado" do Curriculo para "Fluente".

Resumindo: QUANDO PODEREI DIZER QUE SOU FLUENTE? :?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
Nao sei se sao 100% mas na net tem mtos sites para avaliar seu ingles. Talvez seria interessante fazer aquele certificado de proeficiencia (toefl)
Fluente = Ato de Fluir sem barreiras.

Consegue se comunicar com qualquer pessoa em inglês ?
Consegue entender se não todas as palavras, o raciocínio da sentença ?
Consegue se expressar de forma objetiva identificando novas palavras e adaptando as estruturas já conhecidas ?

Se sim a todas as perguntas acredito que já pode atualizar seu curriculo sem problema algum.
Como dito acima, fluência é atingida quando não se tem obstáculos, quando se é compreendido e se faz compreender.
Não se prenda a diplomas ou algo do tipo.
Sobre o TOEFL(Test of English as a Foreign Language) é uma dica válida pois o objetivo dele é medir seu potencial a nivel acadêmico e lhe dar um certificado internacional, certamente é interessante, mas nada que seja necessário para você se dizer "fluente".