Quando utilizar "Am I" e "I am"?

Olá gente, tudo bem?
Bom, eu dei uma breve pesquisa no Fórum e não achei nada sobre a utilização de I am e Am I...
Então, eu sempre vejo em filmes, ouço em músicas, vejo em textos, o uso de "Am I"... Mas na verdade, eu queria apenas saber mesmo a diferença dos dois. Por exemplo, qual é a diferença entre falar "Am I in trouble" e "I'm in trouble"? Seria como se fosse na forma interrogativa?

Grato! :D

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 respostas
Donay Mendonça 23 129 1.7k
Dicas:

I am a teacher.
Eu sou professor.

I am happy.
Eu estou feliz.

"I am" = eu sou, eu estou - forma afirmativa não contraída do verbo "to be".

''Am I in trouble?"= eu estou em apuros? [forma interrogativa]

"I'm in trouble'' = eu estou em apuros. [forma afirmativa contraída.]

I am = I'm = eu sou, eu estou.

Bons estudos!
Hmm... Então quer dizer, que para eu perguntar eu utilizo "am I?" por exemplo... I'm so tired. Maybe am I sick?
Donay Mendonça 23 129 1.7k
Dicas:

Sim, mas neste caso, sugiro fazer da seguinte forma:

I'm so tired. Am I sick? Maybe?

Um exemplo feito por um falante nativo do idioma:

''Much of last week, I had a wee bit of a sore throat, the merest hint of a fever. Nothing much, just enough to set off alarm bells: am I sick? Maybe?''
Cara, se for pergunta, usa o "Am I", se não for, usa o "I am".

No ingles, o auxiliar vai para o início da frase quando for uma pergunta. Parece complicado, mas você se acostuma com o tempo.
E no caso que contém a seguinte frase: "The risk I took was calculated. But man, am I bad at math."
Nesse caso não é pergunta. Seria uma forma de ênfase?
COLABORE COM O SITE!
Ser um MEMBRO ASSINANTE é a melhor maneira de você, fã do English Experts, nos ajudar a manter a comunidade ativa e atualizada.
Clique no botão abaixo e veja a lista de benefícios!
QUERO COLABORAR
Leonardo96 19 293
Dionne Gonçalves escreveu: 26 Abr 2020, 02:00 E no caso que contém a seguinte frase: "The risk I took was calculated. But man, am I bad at math."
Nesse caso não é pergunta. Seria uma forma de ênfase?
Isso é uma expressão, como se fosse "como eu sou ruim em matematica..."

É usado com outras formas, nao apenas com "am".

The trip to Europe was expensive, but man, was it worth it/did we have fun...