Que tempo verbal é este "I keep playing" ?

O present continuous usa o verbo be no presente mais a terminação -ing na regra. Então que tempo é este que apenas muda o verbo auxiliar be por outro? A frase "I keep playing" tem, na minha opinião, o mesmo tempo verbal de "I'm playing".

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Hi Phillipe!

Present Continuous / Progressive é um tempo verbal que utiliza o "to be" + um verbo no gerúndio (-ing), obrigatoriamente essa é a estrutura. Mas vou tentar explicar melhor.
Se disser pra um prisioneiro por exemplo: "keep walking" traduzindo " continue a andar" se alternativamente dissermos "continue andando" tudo bem, conseguimos entender a mesma coisa em português. Mas, nesse caso qualquer que seja a interpretação dada temos o imperativo, onde é dada uma ordem direta... Bem diferente do presente contínuo, um tempo verbal bastante utilizado no dia a dia de um falante de inglês (o imperativo obviamente não é tão usado, a não ser pelo condutor do prisioneiro). ;)

Se usar a estrutura que eu expus no post anterior:

"I keep making the same mistakes." (Tem até música famosa com essa frase :lol: ) É presente simples, como disse, não contínuo.
A traducão seria possivelmente "Continuo cometendo os mesmos erros." Interpretando a idéia não é de uma ação contínua, em bloco, é algo que está se repetindo, continuamente, uma duas, várias vezes.
Entendo sua dúvida, pois Keep é mesmo muito versátil, e até pode dar a idéia de continuidade, repetição cíclica, etc... Mas será passado, presente, imperativo... E com o to be o keep também formar o continuous.

See you around!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
16 60 498
Hi there!

É o Simple Present.
Na verdade não há "continuous", pelo menos não o padrão nesse caso. O "play" pode continuar no infinitivo como "playing", porque após o verbo "keep" o infinitivo do verbo (segundo verbo) deve ser escrito com acréscimo do sufixo -ING.
Traduzindo "Continuo a jogar / Continuo jogando (mas sem o entendimento de gerúndio necessariamente)."

Outros exemplos:
Keep doing...
Keep learning...
Keep walking..
. 8-)

Alguns verbos aceitam um segundo verbo com "to", outros como o sufixo -ING, e alguns aceitam ambos.

Cheers!
16 60 498
Apenas complementando, se você traduzir como "continuo jogando" não há problemas, o significado seria basicamente o mesmo. Nesse caso o tom imperativo da ordem "keep + main verb (-ing) está adequada e portanto correta.

See You
Ok. Mas não entendi a diferença de sentido, pois a palavra "playing" também pode ser traduzida por "a jogar" na frase que consideramos present continuous, que é "I'm playing". E se o present continuous se refere a algo que está acontecendo no momento da fala, tendo começado antes e que ainda não terminou, então há coincidência nos dois casos, mesmo sendo traduzido por "a jogar" ou "jogando", pois o sentido é o mesmo, e então podemos dizer que "I keep playing" é uma frase no present continuous mesmo sem o auxiliar "be".
Phillipe Jonson escreveu:Ok. Mas não entendi a diferença de sentido, pois a palavra "playing" também pode ser traduzida por "a jogar" na frase que consideramos present continuous, que é "I'm playing". E se o present continuous se refere a algo que está acontecendo no momento da fala, tendo começado antes e que ainda não terminou, então há coincidência nos dois casos, mesmo sendo traduzido por "a jogar" ou "jogando", pois o sentido é o mesmo, e então podemos dizer que "I keep playing" é uma frase no present continuous mesmo sem o auxiliar "be".

Phillipe, acho que (e me corrijam se estiver errado please!) o que importa nesse caso é pensar o seguinte:

Para ser continuous tem que usar a estrutura "to be + verb + ing", obrigatoriamente.

no caso de outros verbos, o que vai determinar o tempo da frase é o auxiliar e não o verbo que está usando o ing.
Exemplos:
I keep walking --- (não tem a estrutura "to be + verb + ing", portanto Keep indica que é Simple present)
I am walking --- (nesse caso sim é present continuous)