Quero aprender. Se vira nos 30.

Nao sou professor. Sou um amante da lingua. Acompanhem meu raciocinio, qualquer ideia a favor ou oposta é so dizer e qualquer coisa explico:

Primeiro: esqueçam todos as informaçoes que voces tem sobre o idioma. ( isto vai ajudar a entender o que irei dizer )
Segundo: Voce quer aprender ingles para vestibular ou aprender realmente? E se por acaso acha a pergunta estranha ou a mesma coisa eu digo o seguinte.
Aprender para vestibular, nao precisa de pronuncia. É decoreba e entender o que a frase quer dizer. Nao é preciso gravar muitas palavras. Saiba gramatica. Saiba do que é preciso saber. Nao queira aprender de mais. Nao preocupe. Nem ligue para traduçoes mentais, passar do ingles para o portugues.
Agora aprender realmente, aprenda ingles como voce aprendeu o portugues. Cuidado se esta aprendendo sozinho. Voce pode cair na lama e nem saber. E sofrera consequencias disso depois.
Terceiro: Apenas aprenda a nova lingua. É aprender. Aprenda a escrever e a falar bem. É só. Esqueça a ideia de falsos cognatos; querer uma expressao do portugues para o ingles; etc... . Aprenda a escrever e falar bem.
Quarto: no portugues para escrever bem voce deve ler livros por exemplo, e saber da gramatica. Ja na fala nao é preciso ter a gramatica em capa palavra dita, é preciso de saber falar, apenas precisa de fluencia. O que acabo de escrever nao serve para o ingles? sera que nao?