Reputação e Pontuação no Fórum (improved)

Alessandro 3 13 98
Olá, amigos do English Experts! Não sei se alguém realmente lê os tópicos que eu posto aqui nesta seção, mas como moderador acho importante deixar claros os meus objetivos quando faço mudanças no site. Qualquer opinião ou sugestão a respeito das alterações é muito importante, não há outra forma de avaliar se estou indo no caminho certo.

Se você não conhece o sistema de reputação do fórum do EE, recomendo antes a leitura do seguinte tópico: Entendendo a Reputação.

Vamos lá!

Até o ano passado, todas as tentativas de criar um sistema de reputação sempre foram baseadas no número de postagens dos membros, vocês se lembram das estrelinhas que apareciam a cada 100 mensagens enviadas? Ou da lista dos Top Posters que aparecia na barra lateral? Com o crescimento do fórum percebi que isso é um “tiro no pé” já que muitos novatos, com o objetivo de ganhar estrelinhas (ou contagem de mensagens) acabavam lotando as seções com mensagens pouco relevantes para a comunidade. O tempo evidenciou o que já sabemos, qualidade é melhor do que quantidade. Eu prefiro um tópico com uma discussão rica do que dezenas de mensagens superficiais. Tópicos como este me deixam muito orgulhoso: Uso do "Gonna" Be Gone: Conselho importante.

Sistema de Reputação

No final do ano passado desenvolvi um sistema de reputação para o fórum, o meu objetivo era identificar aqueles colaboradores que mais se destacavam na comunidade. Apesar de até hoje ainda estarmos elegendo e votando nas melhores mensagens, já temos como identificar e destacar aquelas pessoas mais engajadas. Acho que agora temos como dar crédito (de forma justa) para aquelas pessoas que se esforçam para ajudar os outros.

Dito isso, apresento as mudanças feitas no fórum na última semana:

Usuários novatos podem votar: Agora qualquer usuário pode votar nas respostas dos tópicos de sua autoria. Antes os novatos não tinham essa permissão já que não tinham reputação suficiente para tal ação.

Mensagem verde: O autor do tópico vê agora uma mensagem verde solicitando o voto naquelas mensagens que foram úteis e realmente ajudaram a sanar a questão enviada. É uma forma de dar crédito para quem ajudou de forma satisfatória.

Destaque nas melhores respostas: As respostas mais votadas ganham destaque no tópico, assim os outros estudantes podem ir direto para a mensagem mais relevante. Veja aqui um exemplo: Re: Como dizer "Fazer um estorno" em inglês.

Reputação Mensal: na barra lateral do índice do fórum é possível consultar a reputação mensal, assim fica fácil dar crédito inclusive para quem chegou recentemente à comunidade.

Reputação Geral: A reputação global agora pode ser consultada na lista de membros. Somente usuários não-moderados podem acessar essa área do site.

Contagem em destaque: a reputação de cada membro agora está em destaque em suas mensagens nos tópicos. Sei que o sistema não é perfeito, mas acho que isso ajuda principalmente os novatos a identificarem aquelas respostas mais confiáveis e precisas.

Restrições: algumas mensagens, por serem muito superficiais, não podem ser votadas. Algumas seções também não permitem voto, como é o caso do Jogo das Palavras.

E aí, o que você achou? Válido, irrelevante ou ruim? Aguardo retorno aqui no tópico.

Agradeço antecipadamente pelo feedback.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
22 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Alessandro,

Achei tudo muito bem elaborado. Pontuar a pessoa por uma boa resposta acaba motivando e dando credibilidade para consultas futuras. Sua iniciativa está de parabéns!

Gostaria apenas de ressaltar que uma boa mensagem, uma mensagem que resolve o problema, não necessariamente precisa ser longa ou com muitos detalhes. Aqui no fórum mesmo há posts inéditos na internet, extremamente importantes no aprendizado do inglês, que não tem mais do que quatro linhas. Uma resposta deve ser precisa, ir ao ponto e incluir características como: ser comum nos dias de hoje, ser clara, legível, e com exemplo de uso. A mensagem é rica pela sua precisão e não pela sua extensão. Uma forma de "julgar" uma boa resposta é indo ao Google - ocorrências do The New York Times ou The Guardian nos dizem bastante.

Acrescentar detalhes é importante, claro, mas quando for realmente necessário e agregar conhecimento ao post. Vídeos, textos, referências como nomes de jornais, etc., tudo isso é fundamental.


Congratulations! Great job!
Acho super válido o seu sistema, Alessandro. Realmente as mensagens devem ter pesos diferentes na avaliação, ou seja, uma mensagem correta, clara e objetiva não pode ter o mesmo valor de uma outra extremamente vaga, porém para isso não precisa necessariamente ser longa. Há pessoas que conseguem em poucas palavras explicar coerentemente o tópico abordado e outras que escrevem muito e deixam o assunto ainda mais confuso. A minha precisão e objetividade ainda deixam muito a desejar, mas sei que um dia conseguirei superar as minhas limitações. Não esperava a votação que recebi desde que entrei, confesso que foi uma surpresa e para ser sincera, não sei se a mereço.
Como observação, acho que seria bastante interessante se houvesse um tempo maior para a edição, não sei qual a viabilidade disso, mas acho ajudaria na organização.

Parabéns pelo belo trabalho realizado.

P.S EE. Vicia. Fico conectada pelo celular e sempre que posso confiro se postaram algo interessante. :lol:
Sra_Tradutora 6 77
Gosto das mudanças, Alessandro. Mas eu fiquei perguntando se uma opção "thumbs down" seria uma boa ideia para as respostas errôneas. Nesse caso, provavelmente seria preferível criar um novo post também com as correções.
PPAULO 6 49 1.3k
Parabéns pelas mudanças e pelo esforço de melhoria contínua, Alessandro.
Dito isto, quero dizer que sim, muitos de nós (se não todos, pelo menos uma vez na vida de membros do EE...)
Claro que é interessante ler o "notice board" (quadro de avisos) para saber as novidades e saber que direção o Forúm está tomando. No meu entender, sim, está no caminho certo.
Também concordo com os novatos poderem votar. Por uma coisa: por vezes achei mensagens merecedoras de votos, mas já havia votado três vezes e esgotado meu estoque.
Por exemplo, eu tinha votado em "posts/replies" relevantes de Flavia.lm, Adonay, Telma, Tradutora, Dorien; só pra depois aparecer um novato tipo a Rakell (agora já uma veterana aqui) ou gian2hard com uma também relevante mensagem e...cabou! tudo que eu poderia fazer era dizer a alguém que votasse, mas iria soar mal ou gastar espaço do Fórum com outra postagem.
Ou votaria na mensagem do requerente para que ele tivesse um voto, e a partir daí votasse se achou útil.
Agora o próprio beneficiado pode votar se achar que a resposta foi legal (boa), que bom!
Ah, sempre venho nas "mensagens não respondidas" e vejo bastante mensagens com zero votos. São mensagens tipo "como se diz em inglês", isto é, de informação. Não necessariamente uma pergunta ou com pedido de resposta.
Sim, estas mensagens com o significado dicionarizado ou de alguma outra fonte. Se possível, seria interessante abrir uma "sala" (assim como temos "como eu digo isso em inglês", "correções de textos" etc. então por que não uma sala com mensagens de zero respostas quando fossem "só para informação"? claro que ficaria em aberto para quem quisesse enviar futuros comentários.
Isto para mensagens que ficassem com zero respostas depois de 07-10 dias, por aí. É só uma idéia, no sentido de "despoluir a tela'' (na falta de melhor expressão no momento) do "Mensagens sem Respostas", nem sei se viável.
Quanto as respostas errôneas, acho que quando isso acontece, os próprios participantes apontarão. Mas é minha opinião, outros pensarão diferente. Já a idéia de criar um post com correções é interessante, embora fique um pouco complicado devido ao fato do fórum ser essencialmente voluntário.
No mais, assino em baixo o que a Rakell disse: eu mesmo fique viciado no EE, agora mesmo deixei de ir pagar uma conta e o shopping já fechou.
O mesmo se diga da minha votação, eu não merecia até por que também deixo a desejar na objetividade, mas no meu caso gostei da surpresa mesmo assim, ha ha, Jolly good, huh?
Outra coisa, quando mandei a mensagem a formatação foi pra o espaço! rss. De qualquer modo, vamos ver o lado bom, é bom ter um lugar como esse para aprender e praticar inglês.
Telma Regina 9 65 608
Alessandro

As mudanças são boas e, na minha opinião, deixaram o Fórum mais dinâmico. É uma maneira de obtermos um "feedback" dos usuários, sabermos se as respostas aos tópicos correspondem às expectativas, afinal somos todos voluntários e muitos não tem experiência no ensino de inglês. Eu considero o EE um Fórum extremamente democrático, todos são muitos bem-vindos aqui. As mensagens incorretas, como disse o Paulo, os próprios usuários se encarregam de corrigir. O professor Donay faz um ótimo trabalho de correção e complementação de posts. Para mim EE é "always thumbs up and never thumbs down".
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Jerry Dorien 4 48
Concordo com Rakell a questão do peso da avaliação de cada tópico, pois o sistema atual mede mais participação e popularidade do que o conhecimento, e gostaria de sugerir um número de votos por nível, por exemplo: Moderadores - infinitos votos, Editores e nativos - 10 votos, experts e seniors - 5 votos, membros - 3 votos, e comunicar aos membros mais privilegiados um certo rigor na avaliação.

Abraços.
Alessandro 3 13 98
Pessoal! Estou avaliando todas as sugestões, vou responder todos aqui no tópico.

Muito obrigado pelo retorno.
PPAULO 6 49 1.3k
Jerry, só pra ver se entendi (desculpe I am not the sharpest knife in the drawer, rsss), e para benefício de outros que tenham lido mas tem vergonha de perguntar.

Como no seu exemplo, seria algo como:

A)
Moderadores 1 voto igual a infinitos pontos.
Editores e nativos 1 voto igual a 10 pontos. etc


B)
Do jeito que saiu, pareceu ambíguo, tipo um editor ou nativo poder votar dez vezes, um Expert ou Senior poder votar 5 vezes (para pessoas pessoas diferentes ou até a mesma pessoa, não ficou explícito...)

De qualquer modo apostei no A. É que a língua portuguesa...sabe como é!
Ah, acho que demos trabalho pro Alessandro pro resto do ano, rssss.
Se entendi bem, o Jerry sugeriu que moderadores poderiam votar infinitas vezes, editores e nativos teriam o direito de votar 10 vezes, experts e seniors 5 vezes, e demais membros poderiam votar apenas 3 vezes.
Olá! A pergunta que vou fazer não tem muito a ver com o que o sr. postou, mas de certa forma está relacionada com as mudanças que estão sendo feitas no site. É sobre o chat. Gostaria de saber se há alguma previsão de quando ele ira voltar a funcionar, já que está em manutenção. Agradeço pela atenção e aguardo a resposta.

P.S.: Desculpe estar perguntando isso aqui, pode parecer fora de sentido com o que foi postado, mas achei conveniente fazer esta pergunta.

God bless you! Bye!
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Alessandro 3 13 98
Donay,
Donay Mendonça escreveu:Alessandro,

Achei tudo muito bem elaborado. Pontuar a pessoa por uma boa resposta acaba motivando e dando credibilidade para consultas futuras. Sua iniciativa está de parabéns!
Obrigado pelo elogio.

Gostaria apenas de ressaltar que uma boa mensagem, uma mensagem que resolve o problema, não necessariamente precisa ser longa ou com muitos detalhes.
Concordo, as mensagens não precisam ser longas para serem consideradas de qualidade. Atualmente a única restrição é para mensagens muito curtas com poucos caracteres. Foi a forma que encontrei para evitar votos em mensagens curtas de agradecimentos. Aliás, agora com o novo sistema, a melhor forma de agradecer é clicando no "joinha" e enviando uma mensagem para a pessoa que ajudou.

Valeu Donay!
Alessandro 3 13 98
Oi Rakell,
Rakell Grubert Pere escreveu:Acho super válido o seu sistema, Alessandro. Realmente as mensagens devem ter pesos diferentes na avaliação, ou seja, uma mensagem correta, clara e objetiva não pode ter o mesmo valor de uma outra extremamente vaga, porém para isso não precisa necessariamente ser longa.
Exatamente, foi como expliquei na mensagem anterior para o Donay. Só mensagens muito curtas não podem ser votadas. Objetividade é algo muito importante também, claro. ;)
Não esperava a votação que recebi desde que entrei, confesso que foi uma surpresa e para ser sincera, não sei se a mereço.
Merece sim, às vezes acordo de madrugada e dou uma olhada no site e você está online. A pontuação só evidencia o seu comprometimento com a comunidade.
Como observação, acho que seria bastante interessante se houvesse um tempo maior para a edição, não sei qual a viabilidade disso, mas acho ajudaria na organização.
Ótima pergunta, hoje o limite é de 10 minutos, explico o motivo. O problema é que, como o fórum está muito dinâmico, em pouco tempo os tópicos são respondidos. Antigamente o tempo de edição era liberado e o que algumas pessoas faziam? Elas perguntavam, o post recebia várias respostas e depois elas excluíam a pergunta e deixavam o tópico sem pergunta e com várias respostas. Acredite! Tem muito tópico antigo sem pergunta. Por isso coloquei essa restrição, como não há como aplicar de forma individualizada, vale pra todo mundo.

P.S EE. Vicia. Fico conectada pelo celular e sempre que posso confiro se postaram algo interessante. :lol:
Eu vejo você utilizando PC, celular e tablet. Acho isso muito bacana, porque as melhorias nas versões mobile são bem recentes. Se você está gostando, quer dizer que agradou. :D

Obrigado pelo retorno.

Abs,
Alessandro 3 13 98
Oi Sra_Tradutora,
Sra_Tradutora escreveu:Gosto das mudanças, Alessandro. Mas eu fiquei perguntando se uma opção "thumbs down" seria uma boa idéia para as respostas errôneas. Nesse caso, provavelmente seria preferível criar um novo post também com as correções.
Eu já estou planejando essa função, acho válido sim o "thumbs down". Vou pensar direitinho as regras para evitar abusos no seu uso.

Obrigado pelo feedback!
Alessandro 3 13 98
Oi Paulo,
PPAULO escreveu:Parabéns pelas mudanças e pelo esforço de melhoria contínua, Alessandro.
Uma comunidade tão engajada merece sempre o melhor.
Também concordo com os novatos poderem votar. Por uma coisa: por vezes achei mensagens merecedoras de votos, mas já havia votado três vezes e esgotado meu estoque.
Eu via o seu esforço para permitir que os novatos votassem, confesso que foi isso que me incentivou a fazer essa modificação.
Ah, sempre venho nas "mensagens não respondidas" e vejo bastante mensagens com zero votos. São mensagens tipo "como se diz em inglês", isto é, de informação. Não necessariamente uma pergunta ou com pedido de resposta.
Sim, estas mensagens com o significado dicionarizado ou de alguma outra fonte. Se possível, seria interessante abrir uma "sala" (assim como temos "como eu digo isso em inglês", "correções de textos" etc. então por que não uma sala com mensagens de zero respostas quando fossem "só para informação"? claro que ficaria em aberto para quem quisesse enviar futuros comentários.
Não sei se criar uma nova seção resolveria isso, mas acho a seção de tradução o lugar ideal para postar verbetes. Veja como deve ser feito no link: entenda-os-titulos-e-as-tags-de-traducao-t13696.html

É bom deixar claro para os novatos que não devemos reproduzir aqui as informações do dicionário na íntegra. O fórum é para discussões e informações que não estão nos dicionários tradicionais.
Quanto as respostas errôneas, acho que quando isso acontece, os próprios participantes apontarão. Mas é minha opinião, outros pensarão diferente. Já a ideia de criar um post com correções é interessante, embora fique um pouco complicado devido ao fato do fórum ser essencialmente voluntário.
Mais um ponto para a função "thumbs down", também sugerida pela Sr. Tradutora.
No mais, assino em baixo o que a Rakell disse: eu mesmo fique viciado no EE, agora mesmo deixei de ir pagar uma conta e o shopping já fechou.
Isso acontece muito comigo também. Somos todos viciados nos estudos então! :lol:

Abraço,
Alessandro 3 13 98
Oi Telma,
Telma Regina escreveu:Alessandro
As mudanças são boas e, na minha opinião, deixaram o Fórum mais dinâmico. É uma maneira de obtermos um "feedback" dos usuários, sabermos se as respostas aos tópicos correspondem às expectativas, afinal somos todos voluntários e muitos não tem experiência no ensino de inglês. Eu considero o EE um Fórum extremamente democrático, todos são muitos bem-vindos aqui. As mensagens incorretas, como disse o Paulo, os próprios usuários se encarregam de corrigir. O professor Donay faz um ótimo trabalho de correção e complementação de posts. Para mim EE é "always thumbs up and never thumbs down".
Obrigado pela mensagem. Destaco que o objetivo da Reputação não é mostrar que um é melhor que o outro, mas acho muito válido e justo dar crédito para quem se esforça para ajudar a comunidade.

A reputação não diferencia perguntas de respostas. Uma pessoa (com nível básico de inglês) que faz perguntas interessantes e bem contextualizadas, pode ganhar reputação da mesma forma que um membro mais experiente.

Obrigado pela colaboração de sempre. ;)

Abraços,
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Alessandro 3 13 98
Jerry Dorien escreveu:Concordo com Rakell a questão do peso da avaliação de cada tópico, pois o sistema atual mede mais participação e popularidade do que o conhecimento, e gostaria de sugerir um número de votos por nível, por exemplo: Moderadores - infinitos votos, Editores e nativos - 10 votos, experts e seniors - 5 votos, membros - 3 votos, e comunicar aos membros mais privilegiados um certo rigor na avaliação.
Abraços.
PPAULO escreveu:Jerry, só pra ver se entendi (desculpe I am not the sharpest knife in the drawer, rsss), e para benefício de outros que tenham lido mas tem vergonha de perguntar.
Rakell Grubert Pere escreveu:Se entendi bem, o Jerry sugeriu que moderadores poderiam votar infinitas vezes, editores e nativos teriam o direito de votar 10 vezes, experts e seniors 5 vezes, e demais membros poderiam votar apenas 3 vezes.
Pessoal,

Atualmente os moderadores podem votar infinitas vezes, isso porque nós ainda estamos pontuando mensagens antigas e isso exige tempo, o sistema só tem 6 meses e acho que ainda há um longo caminho pela frente.

Hoje há uma restrição de 3 votos por dia. O objetivo é evitar a manipulação do sistema.

Obrigado pelas sugestões, vou levá-las em consideração nas futuras atualizações.

Abraços,
Alessandro 3 13 98
Sam,
sam99 escreveu:Olá! A pergunta que vou fazer não tem muito a ver com o que o sr. postou, mas de certa forma está relacionada com as mudanças que estão sendo feitas no site. É sobre o chat. Gostaria de saber se há alguma previsão de quando ele ira voltar a funcionar, já que está em manutenção. Agradeço pela atenção e aguardo a resposta.

P.S.: Desculpe estar perguntando isso aqui, pode parecer fora de sentido com o que foi postado, mas achei conveniente fazer esta pergunta.

God bless you! Bye!
O chat está em manutenção, no momento não há previsão de retorno. Novidades serão postadas no link: https://www.englishexperts.com.br/chat-de-ingles/

Obrigado por perguntar.

Abs,
PPAULO 6 49 1.3k
Makes sense, thanks a bunch, Rakell.
OI Alessandro!

Mudou as regras de pontuação? Até algum ponto do mês de novembro minha reputação era 5 e eu conseguia votar nos bons posts que lia. Agora é 40 e o sistema avisa que preciso atingir 50 pontos. Dei uma olhada por aqui, mas não encontrei nada sobre estas novas regras....

Um abraço!
Alessandro 3 13 98
Oi Adriano,

Sim, as regras mudaram. Agora são necessários pelo menos 50 pontos para votar em mensagens de outros participantes. Confira aqui as novas regras.

Bons estudos!
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
TheBigSpire 1 11 33
Dúvida: É possível ver os votos recebidos em ordem cronológica?

De vez em quando minha reputação sobe e eu gostaria de saber qual foi o meu post que recebeu um voto. Fucei bastante mas não localizei nada que remetesse a isso.
Alessandro 3 13 98
TheBigSpire,

Ainda não é possível, vou trabalhar nisso nas próximas atualizações.

Cheers,