Salário dos professores de inglês

É o que acontece com as outras Profissões também, quanto maior a oferta de Professor, menor o salário.
Olá pessoal!
Gostaria de saber se é normal uma escola de Inglês pagar para professores, que dão aulas seguidas em uma empresa, cada vez com redução de salário.
Exemplo:
Suponha que a primeira aula custe para um grupo de alunos R$ 500,00, o professor ganha R$ 250,00. Mas se a escola arrumar mais grupos, o segundo grupo custaria R$200,00, o terceiro R$ 180,00, o quarto R$ 150,00.

Estou me sentindo profundamente lesado com isso. Não consigo entender nada que se diga para justificar essa defasagem. Mas alguns professores que conheço acabam aceitando isso como normal. Não vejo nada de normal.

abraço!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 45300 21 69 1022
Elizeu,

Consigo imaginar a situação descrita perfeitamente. Bom, o que acontece é mais complexo do que se pode imaginar, e levaria muito tempo para explicar pois envolve direitos trabalhistas, carga horária, qualificação dos professores em geral, honestidade, e por aí vai. Realmente, não é justo pagar cada vez menos pensando que "se um não quer, tem quem queira" assumir as aulas.

Olha, o meu conselho é o sequinte(já dou aulas há 11 anos): prefira um salário mensal fixo com a sua carteira assinada e a empresa tendo concordado em acertar seis direitos no término da relação trabalhista(seja pedindo demissão ou sendo demitido). Não adianta nada ganhar um pouco mais, se ao final você não receber seus acertos - você gasta o que recebe a mais e não tem amparo nenhum ao sair.

Pense bem ao aceitar um emprego - o acordo entre vocês deve ser mantido. Então, faça isso: prefira algo mais estável - que ao final te renda algo e não só ganhar 2, 3 ou 4 mil.
Avatar do usuário Frank Florida 210 5
Eu concordo com a Flávia, pois conheço muitos professores de inglês que cobram entre R$ 80 e R$ 140 por hora em São Paulo... assim, ganhar entre 8,000 e 10,000 R$ por mês não é difícil para eles.

Eles são estrangeiros, mas com certeza um brasileiro com um nível de inglês muito alto (como alguns dos contribuidores aqui no fórum) podem cobrar um valor similar.

Nenhuma escola vai pagar esse valor, mas empresas ("Business English") e alunos particulares sim. Esses alunos geralmente também pagam na hora ou até adiantado, pois não tem necessidade financeira de enganar ninguém...

No final das contas, a coisa mais importante vai ser a reputação do professor. Quem está apenas começando pode aceitar trabalhos que pagam entre 25 e 40 R$ por hora... mas quando a demanda aumenta porque as aulas são muito populares, a remuneração aumentará também...
Post mais votado. Movido para a primeira página. Parabéns Bruno Giovane Vasco!
Avatar do usuário Marlon X19 985 4 15
Me parece fato que se você se dedicar você conseguirá uma boa quantia em dinheiro sendo professor de inglês, também me parece que o mais lucrativo é ser professor particular, estou certo??
Eu tenho pensado bastante em me tornar professor de idiomas (por enquanto apenas inglês), mas estou bastante inseguro quanto a isso, vocês acham que se eu conseguisse o TOEIC algumas portas se abririam para mim?
Falei com um professor de ingles da Wizard daqui de minha cidade e ele me falou que consegue ganhar mais ou menos 3 mil por mês, se dedicando bastante é claro (mas isso não seria problema, pois sou apaixonado por idiomas), ele me disse também que com o TOEIC tudo ficará mais fácil, talvez até conseguir ser um professor de alguma escola como a Wizard e tal. Acho que a opinião de vocês seria muito bem vida.

:)
Marlon X19
Se você realmente gosta de inglês e tem iniciativa e dinâmica corra atrás pois é maravilhoso fazer parte da vida das pessoas ensinando idiomas.
Eu sou professora há 6 anos e quando morava em MG trabalhava de seg á sab e ganhava um salário mínimo.
Há dois anos estou em SP e ganho em média 1,700 o trabalhando de seg á quinta e 4 horas aos sábados.
Trabalho em uma escola de idiomas e o método dos livros e as atividades são ótimas,não é muito puxado pois tenho todo o suporte pedagógico e a ajuda de outros professores.
Mas para quem mora em São Paulo $1,700 não é um bom salário pois o custo de vida aqui esta beirando o absurdo.
E alunos particulares não são fáceis de conseguir e sempre acontece de alguém não te pagar,o aluno desistir ou cancelar as aulas e o professor sai prejudicado.Por isso prefiro a estabilidade de dar aula em escola de idiomas.
Na escola que eu trabalho recebo $22,00 por hora,acho pouco pois tem escola que paga $35,00 e a escola nunca consegue preencher o seu horário,sempre tenho vários buracos e isso é bem chato...
Bom espero que a minha experiência ajude quem esta começando!!
Bruno Giovane Vasco escreveu:Boa tarde galera! Well, existem três tipos de English Teachers, os que trabalham pro estado, formados em letras, os que trabalham em escolas de Inglês, tipo CCAA, Number One... E os que dão aulas particulares. Sou professor de aulas particulares e de verdade você consegue ganhar uma boa grana! O Grande problema no início é ter paciência, uma vez que você precisa esperar alguns anos até que seu nome se torne conhecido e que você tenha boas indicações. Hoje em dia, não procuro mais por alunos, estou com a agenda completamente cheia e tenho uma fila de espera. Sou muito feliz em minha profissão e quero muito fazer isso para o resto da vida, mas lembro que sempre temos que nos reciclar e investir em cursos de aperfeiçoamento, dentro de fora do Brasil e ainda buscar certificações internacionais! Valeu galera!!!

Bruno,
Que dicas você daria para quem quer alunos particulares mas não conhece muita gente? Eu me mudei recentemente pra uma nova cidade, dou aulas de inglês numa escola (franquias), e não sei por onde começar.

Obrigada!

Virginia
Avatar do usuário Marcos 3345 4 17 71
Olá Virginia,

Tenho acompanhado esse tópico há algum tempo.

Olha ai a parte onde Bruno responde sua pergunta:

O Grande problema no início é ter paciência, uma vez que você precisa esperar alguns anos até que seu nome se torne conhecido e que você tenha boas indicações.

Também sou professor e concordo com o que ele disse. Demora um certo tempo até que seu nome possa ser conhecido a ponto de o pessoal começar a te recomendar como professora. Hoje, trabalho em um pequena escola de cursos e às vezes dou uma aula ou outra particular, voltadas para quem precisa de um reforço ou preparatório para algum teste/prova. E digo, todos os que me procuram são via recomendações de conhecidos.

Uma dica para acelerar o processo, seria você criar e distribuir panfletos sobre suas aulas, talvez em colégios e faculdades.

Good luck.
Take care!
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Estou em um impasse e preciso de sugestões sobre como resolver.
Trabalho há dois anos em um curso de idiomas e recebo 10$ a hora aula, porém nas férias recebo apenas metade do salário porque ministro aulas apenas durante metade do mês corrente. Nunca ganhei acima de 500$. Engravidei, trabalhei até 36 semanas de gestação, saí para cuidar do meu baby e agora após cinco meses meu patrão me chamou para voltar a trabalhar. O que fazer depois disso tudo... volto a trabalhar normalmente ou tenho direito de ir á justiça cobrar algo ?