Se eu ver por se eu vir -- erro muito comum

Marcio_Farias 1 24 214
The following Internet excerpt illustrates this common error. (Some of us use ver for vir a lot!)

"Pois bem, se um oficial de trânsito o ver fazer isso aplicará uma multa leve de 4 pontos também no valor de R$ 80,00."

The writer should have written, "... se um oficial de trânsito o vir fazer..." The writer should have employed the future subjunctive of the verb ver.

Other examples:

"Se você me ver por aí..." - Incorrect
"Se você me vir por aí..." - Correct

"Quando o guarda ver o ladrão, naturalmente prendê-lo-á" - Incorrect
"... guarda vir o ladrão..." - Correct

"Se vocês verem o animal, me avisem" - Incorrect
"Se vocês virem o animal..." - Correct

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
9 respostas
Ordenar por: Data
could you put the grammar thare?

I can understand it but I have some doubts about how really it does work.


In advance, thanks for this interesting topic.
Flavia.lm 1 10 100
Pra complicar um pouco: muita gente não usa o 'vir' (conjugação do verbo ver) pra não confundir com o verbo vir (contrário de ir).

O João está vindo ao meu encontro.
Se o João VIER, peça para ele trazer aquele quadro antigo.
Marcio_Farias 1 24 214
claudemircloud escreveu:could you put the grammar thare? I can understand it but I have some doubts about how really it does work. In advance, thanks for this interesting topic.
Grammar manuals mention some but not all of the grammar mistakes people make. One such manual, Não Erre Mais! (Make No More Mistakes!), lists most of the grammar mistakes.

You no doubt have questions. See how not to use "doubt" for "question" here.
Ah... lol.. I'd forgotten it. I wanted to say I have some problem how really this rule works.
Sempre ouço pessoas falando assim, o que me soa muito estranho. "Se o oficial o ver..." soa tão estranho aos meus ouvidos quanto "Se você fazer isso..."
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
Não é difícil. Se a oração for uma condicional (usando o "se" ou o "quando"), basta pegar o verbo conjugado em questão na 2ª pessoa do singular (tu) do pretérito perfeito, retirando o "STE" do final do verbo e acrescentar o "R" ou os demais que identificam o tempo verbal no futuro do pretérito do subjuntivo.

Exemplo: Verbo ver:

Pretérito Perfeito do Indicativo
EU vi
[red]TU viste[/red] - 2ª pessoa do singular ==> Separando o "STE", fica vi-ste.
ELE viu
...

O que sobrou, quando tirou-se o "ste", foi "VI". Então a construção da frase, usando o verbo ver, seria: " Se eu vir... se tu vires,...

A formação do futuro do subjuntivo segue um padrão. Seria a partícula que pegamos do pretérito mais as terminações abaixo:

EU ....(R)
TU ....(RES)
ELE ....(R)
NÓS ....(RMOS)
VÓS ....(RDES)
ELES ....(REM)

Verbo vir:

pretérito perfeito do indicativo:
EU vim
TU vieste ==> VIE-STE.

No futuro do subjuntivo:
se eu VIE-R
se tu VIE-RES
se ele VIE-R
se nós VIE-RMOS
se vós VIE-RDES
se eles VIE-REM


Resumindo rsrs: Conjuga o verbo no passado do indicativo na 2ª pessoa do singular, retira a parte final "STE", acrescenta a parte que identifica em que pessoa está no condicional, e pronto! :D
DHST 1 3 15
O que eu não gosto mesmo é que muitas pessoas usam o verbo "vir" de modo errado. Eles falam o passado do verbo ("vim") pensando que é o presente.
Henry Cunha 3 18 190
Don't blame Cesar: "Veni vidi vici." He got it right.
Se voce me vir, quando eu vier, lembre-se que eu vim, somente para te ver... rs