Se uso o I've, eu preciso enfatizar um tempo?

Avatar do usuário Charles Bunn 50 1
Se eu quero dizer eu vim para tal cidade, ou eu comprei tal coisa, utilizando o I have, eu preciso colocar por exemplo today ou 5 hours ago?

Fica incorreto colocar a data ou o tempo utilizando o I've?
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Cinnamon 15265 14 41 345
Hi Charles!

O tempo não é o foco do "present perfect", para algo finalizado, morto e enterrado, utilize o passado simples.
Veja:
I watched that on TV five minutes ago.
I have watched that on TV a couple of times.

Percebe a diferença, para a primeira falo de algo que aconteceu. Na segunda "tem acontencido". ;)

Para o uso de last, ago, use "did", o when também está associado à idéia de passado simples.
O perfect utiliza never, ever, before, how long, e ai vai...

Cheers!
Ficaria assim:

I've finished my challenge over a week

Assim estaria errado:

I've literally finished True Detective two weeks ago

?
Avatar do usuário Donay Mendonça 49075 21 73 1138
Mas...

P.S.: leia o post até o final.
Obrigado Cinnamon e Donay.

Minha dúvida agora, é se posso dar uma ideia imprecisa de tempo, com o Present perfect ou se não devo mencionar nada sobre o tempo na frase.

Assim sei que está certo: "I've finished the chores".

Mas e assim: "I've finished my challenge over a week", "I've amended my return about a week after I filed", "I've attempted to read about a book a week" ou "I've been doing is about a week later", está correto?
Avatar do usuário OEstudantedeIngles 5450 2 16 106
Olá! Sim, com o present perfect você só não pode especificar.

''I've been to Paris recently'- Tempo não especificado
''I've been seeing great movies lately''- Tempo não especificado
I haven't seen that movie so far- Tempo não especificado
Obrigado OEstudantedeIngles.

Desculpem a insistência, mas se algum pudesse confirmar se as sentenças abaixo estão corretas, pois, vou usa-las como referência.

"I've finished my challenge over a week", "I've amended my return about a week after I filed", "I've attempted to read about a book a week" ou "I've been doing is about a week later", está correto?
Avatar do usuário OEstudantedeIngles 5450 2 16 106
Hey again =) Olha os exemplos que encontrei no twitter

> ''I've had you book for just over a week and I have nearly finished it! The best book ever! ''
''I've lived at my new apartment for a little over a week now and I still haven't finished unpacking.''

Então você pode sim usar O present perfect com expressões como 'Over a week'

e como todas essas frases também não têm tempo especifico você pode usá-lo.

Uma dica> SEMPRE quando o tempo não for especifico use o Present perfect. use o Past Simple quando for dizer quando exatamente você fez aquela ação.

:)
Avatar do usuário Donay Mendonça 49075 21 73 1138
Você não pode usar expressões que indiquem um tempo passado, com o present perfect: last night, yesterday, last week, last month, last year, two days ago, ten years ago, etc., não combinam com o "present perfect".

No entanto, você pode sim utilizar expressões de tempo que estabeleçam uma relação com o presente, com o present perfect: so far this semester, so far, this week, today, since the last time I saw you, this year.

Publicações internacionais como referência.

''I haven't eaten today and it's 4pm... I'm starving.''
''I haven't read this week what's happening with us': Jennifer Aniston laughs off reports of Fijian elopement as she quips, 'I don't surf.''

Leitura recomendada:

http://www.englishpage.com/verbpage/presentperfect.html

Bons estudos.
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!