Se uso o I've, eu preciso enfatizar um tempo?

Se eu quero dizer eu vim para tal cidade, ou eu comprei tal coisa, utilizando o I have, eu preciso colocar por exemplo today ou 5 hours ago?

Fica incorreto colocar a data ou o tempo utilizando o I've?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
8 respostas
Ordenar por: Data
Cinnamon 16 60 498
Hi Charles!

O tempo não é o foco do "present perfect", para algo finalizado, morto e enterrado, utilize o passado simples.
Veja:
I watched that on TV five minutes ago.
I have watched that on TV a couple of times.

Percebe a diferença, para a primeira falo de algo que aconteceu. Na segunda "tem acontencido". ;)

Para o uso de last, ago, use "did", o when também está associado à idéia de passado simples.
O perfect utiliza never, ever, before, how long, e ai vai...

Cheers!
Ficaria assim:

I've finished my challenge over a week

Assim estaria errado:

I've literally finished True Detective two weeks ago

?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Mas...
P.S.: leia o post até o final.
Obrigado Cinnamon e Donay.

Minha dúvida agora, é se posso dar uma ideia imprecisa de tempo, com o Present perfect ou se não devo mencionar nada sobre o tempo na frase.

Assim sei que está certo: "I've finished the chores".

Mas e assim: "I've finished my challenge over a week", "I've amended my return about a week after I filed", "I've attempted to read about a book a week" ou "I've been doing is about a week later", está correto?
OEstudantedeIngles 2 16 113
Olá! Sim, com o present perfect você só não pode especificar.

''I've been to Paris recently'- Tempo não especificado
''I've been seeing great movies lately''- Tempo não especificado
I haven't seen that movie so far- Tempo não especificado
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Obrigado OEstudantedeIngles.

Desculpem a insistência, mas se algum pudesse confirmar se as sentenças abaixo estão corretas, pois, vou usa-las como referência.

"I've finished my challenge over a week", "I've amended my return about a week after I filed", "I've attempted to read about a book a week" ou "I've been doing is about a week later", está correto?
OEstudantedeIngles 2 16 113
Hey again =) Olha os exemplos que encontrei no twitter

> ''I've had you book for just over a week and I have nearly finished it! The best book ever! ''
''I've lived at my new apartment for a little over a week now and I still haven't finished unpacking.''

Então você pode sim usar O present perfect com expressões como 'Over a week'

e como todas essas frases também não têm tempo especifico você pode usá-lo.

Uma dica> SEMPRE quando o tempo não for especifico use o Present perfect. use o Past Simple quando for dizer quando exatamente você fez aquela ação.

:)
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Você não pode usar expressões que indiquem um tempo passado, com o present perfect: last night, yesterday, last week, last month, last year, two days ago, ten years ago, etc., não combinam com o "present perfect".

No entanto, você pode sim utilizar expressões de tempo que estabeleçam uma relação com o presente, com o present perfect: so far this semester, so far, this week, today, since the last time I saw you, this year.

Publicações internacionais como referência.

''I haven't eaten today and it's 4pm... I'm starving.''
''I haven't read this week what's happening with us': Jennifer Aniston laughs off reports of Fijian elopement as she quips, 'I don't surf.''

Leitura recomendada:

http://www.englishpage.com/verbpage/presentperfect.html

Bons estudos.