She goes to x she is going to: Qual utilizar

Estou começando a aprender inglês sozinha, a partir de videos e fóruns, não encontrei alguém que me tirasse essa dúvida.
Porque usa she/he/it goes to... E não she/he/it going to...?
Pensei que fosse por que goes é a terceira pessoa do verbo go mas falei com algumas pessoas e elas não souberam me explicar certinho, então se alguém puder me ajudar vou ser muito grata.
Obrigada desde já.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Andrezzatkm 2 8 111
Ambos podem ser usado, dependendo do contexto.

She goes to, geralmente se usa para algo que sempre acontece, mas, também pode ser usado para algo que está acontecendo agora.

She is going to, pode ser usado para algo que está acontecendo agora, mas também pode ser usado para algo que vai acontecer no futuro.

Ex.

She goes to the school every day. = Ela vai para a escola todo dia.

There She Goes = Lá se vai ela.

She is going to London tomorrow
= Ela vai pra Londres amanhã.

She is going to London right now = Ela está indo para Londres nesse exato momento.

Poucas vezes o inglês tem uma regra fixa, as palavras e até frases podem ter significados diferentes dependendo do contexto. Dependendo do que é dito antes, do que é dito depois, do local onde está sendo contado etc... É assim também no português, mas a gente não percebe, por que a gente fala e entende automaticamente.