Significado de "Enough to make a man go blind"

Queria entender melhor o significado dessa expressão e outros exemplos, não achei mais exemplos parecidos

Retirado da música Lost Woman Blues - Motorhead
I think I'm going crazy
Just about to lose my mind
You know my woman left me all alone
Enough to make a man go blind

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Cinnamon 16 60 498
Sugestão de tradução:

"Acho que estou enlouquecendo
Prestes a perder minha cabeça
(Você) sabe que minha mulher me deixou sozinho
O suficiente para fazer um homem ficar cego"
go blind idiom
: to become unable to see.
She went blind at age 67
merriam-webster.com
Go blind: ficar/tornar-se cego
PPAULO 6 49 1.3k
Well, the lyrics let us know these things :
Eu acho que estou enlouquecendo
Prestes a perder a cabeça
Sabe, minha mulher me abandonou (sartou fora/vazou)
O suficiente para um homem ficar cego.

Cego aqui por assim dizer, uma espécie de cegueira por desatenção (inatenttional blindness)
Inatenttional blindness - people only hold a very small fraction of what they see in their minds while neglecting the rest of it.

Isso acontece quando, por exemplo, um aficionado de video-games está tão envolvido no jogo "que não vê" alguém passando na sala, ou um rato passeando na sala, a mãe entrar e sair do quarto, o telefone tocar, etc.
Ou mesmo ver uma pessoa entrar no recinto, falar com ele e depois não lembrar de nada do que disse ou escutou.

Situações de estresse, como no caso da mulher 'ter terminado' (saido do relacionamento) com o cara, ou ter simplesmente 'largado' ele e ido embora podem ter feito ele meio que surtar.
Ou seja, ele está focado só no 'problema', ficou cego para qualquer outra coisa mais. Daí que 'ele não vê saída', pelo menos por enquanto, o metafórico fica tão real quanto um "não ver uma saída" físicamente falando.

Ou seja, o que ela fez é "o suficiente para um homem ficar cego." o suficiente para um homem não pensar em outra coisa, perder o chão...e até cantar "homem não chora"... (não no caso dele, que é roqueiro, não cantor de 'sofrência').
:-)