Significado de Outlier

Avatar do usuário André Lima 715 3 18
A tradução de outlier em português é ponto fora da curva. É um termo do campo científico da estatística. Significa valor atípico, uma observação que apresenta um grande afastamento dos demais (que está "fora") ou que é inconsistente.

A melhor representação está no gráfico abaixo que mostra 3 pontos outliers, ou seja, que estão em desacordo com a tendência dos outros pontos:

Imagem

Exemplos de uso:

• Demographically speaking I should be a heavy social media user, but that is not the case. I’ve never had a social media account. At the moment, this makes me an outlier, but I think many more people should follow my lead and quit these services.
    Demograficamente falando eu deveria ser muito ativo nas redes sociais, mas não é o que acontece. Eu nunca tive uma conta em rede social. Neste momento, isso me faz um ponto fora da curva, mas acredito que muitos deveriam seguir meu exemplo e sair dessas redes.
  • And then we find some outliers, some things that lie beyond the cloud.
    E depois encontramos alguns valores discrepantes, algumas coisas que ficam para além da nuvem.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário PPAULO 38545 6 32 674
Ainda há como no livro "Outliers" o significado de (pessoas) fora de série. Pessoas que se destacaram e podem ser chamadas de "extraordinárias, "únicas" em seus campos de atuação. Ainda que isso tenha dependido de outros fatores extraordinários também.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário André Lima 715 3 18
Algumas outras traduções para outlier:
  • valor atípico
  • valor aberrante
  • valor discrepante

No Cambridge Dictionary encontrei a definição que achei mais precisa: uma pessoa, coisa ou fato que é muito diferente de outras pessoas, coisas ou fatos, então não pode ser usado para tirar conclusões gerais. Exemplo:
  • People who live past 100 are genetic outliers, whose longevity is unreachable for most of us.
    ​Pessoas que vivem além dos 100 anos são geneticamente atípicas, longividade a qual é inalcançável para a maioria de nós.
Avatar do usuário PPAULO 38545 6 32 674
I agreed. There´s no dispute about the meaning of outlier in the context of "aberração" (exception/eccentricity/deviance/anomaly, etc).
http://www.thesaurus.com/browse/outlier

There is also this other meaning, that of "something that stands apart" (so, for instance someone that excels in some given field). The book "Outliers - The Story of Success" is all about it. That is, it highlights the stories of people that are "the brightest, the most succesful or famous; in short, the higher-achiever at what he does (they are very good in said area of actuation).
Just one aside note here, to build up some more knowledge base for the new learner.