Significado de "Post-truth"

  Verificado por especialistas
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Post-truth foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford, escolha que foi muito influenciada pela campanha (cheia de inverdades, radicalismos e exageros de Donald Trump).

O Oxford Dictionary define post-truth como "Relating to or denoting circumstances in which objective facts are less influential in shaping public opinion than appeals to emotion and personal belief." / Que se relaciona ou que denota circunstâncias no qual fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos emotivos e crenças pessoais.

Trazendo isso para a nossa realidade, post-truth (literalmente, pós-verdade) foi escolhida depois que o mundo viu Donald Trump fazer uso de opiniões pessoais, ideologias e visões extremistas para conquistar o voto popular através da emoção (fúria, orgulho, revolta) em detrimento de propostas realistas e que pudessem de fato beneficiar toda a população americana. É possível observar que a post-truth é uma tendência mundial, que já se manifestou no Brasil.

Muito do que é dito, de acordo com o conceito de post-truth, não é verdade, apesar de muitas vezes ser tido como verdade, no calor do momento. Isso foi o que aconteceu não somente na eleição americana, mas também no recente processo de impeachment no Brasil. Com a finalidade de resolver um problema, disseminam-se todos os tipos de mentiras e ideias, maquiadas pela forte carga emotiva, alimentando esperanças e propondo soluções radicais.

Sabemos que Hillary não representava o que há de melhor para os EUA, e o governo anterior no Brasil estava longe do ideal. Mas o que vem depois pode ser ainda pior, em tais circunstâncias.

Quem se elege ou chega ao poder como Donald Trump, já está acostumado ao vale-tudo. E, no mundo democrático e de pessoas civilizadas, não vale tudo. Valem as leis e as regras do equilíbrio, que nós e nossos antepassados deram a vida para conquistar.

Agora só nos resta descobrir o que vem depois da post-truth, tanto nos EUA quanto no Brasil. Isso com certeza vai ajudar a ampliar ainda mais o significado da expressão e a evitar erros futuros.

Bons estudos.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Colabore