Significado de RPG (Role-Playing Game)

  Verificado por especialistas
Donay Mendonça 23 127 1.7k
RPG são as três letras iniciais da expressão role-playing game, que significa jogo de interpretação de papéis, jogo de representação ou jogo de interpretação de personagens.

Trata-se de uma modalidade de jogo que se popularizou muito nos últimos 20 anos mundo afora, e ainda ganha adeptos.

Existe o RPG para videogames ou computadores, que são jogos baseados em uma história, onde os personagens interagem entre si e você precisa estar atento ao que eles dizem e no desenrolar da história para avançar no jogo. Os temas são variados: idade média (mais comum), temas futurísticos, vampiros, zumbis, etc.

Há também a modalidade conhecida como RPG de mesa, onde existe um narrador (que controla e conta a história) e os personagens são submetidos à sua narração dos eventos, que são inventados por ele. Você escolhe um número de amigos, um deles conta a história e vocês vão progredindo com seus personagens escolhidos. É preciso jogar dados para determinar os limites das ações. Os temas costumam ser os mesmos dos videogames e computadores: idade média (mais comum), temas futurísticos, vampiros, zumbis, etc.

Por último, existe a modalidade live action (literalmente, ação ao vivo), onde os participantes escolhem personagens, e passam a interpretá-los como se fossem reais. Tudo à sua volta (no mundo real) serve de cenário para o live action: pessoas, paisagem, lugares, etc. No live action, você passa a ser um ator ou uma atriz - a diferença é que ao invés de viver a sua vida real, você vive a vida de um personagem que escolheu para o jogo.

Alguns dos nomes mais populares de RPGs já lançados:

Final Fantasy, Phantasy Star, Vampiro: a Máscara, Dungeons & Dragons, Chrono Trigger, Zelda, Lobisomem, entre outros.

É isso.
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Colabore