Sim, é possível aprender inglês!

Bem, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que aprender inglês sozinho (autodidata) não é nada fácil, muitos que começam a fazer isso desistem e procuram cursinhos. Por falta de tempo e dinheiro, fui estudando, fui pesquisando, perguntando dicas, sendo chato mesmo, vale lembrar o seu objetivo final: aprender inglês, falar inglês. Foque no seu objetivo final.

Vou compartilhar com vocês, que ainda estão aprendendo ou querem aprender inglês, algumas dicas que adquiri ao longo desses 7 meses estudando inglês sozinho, com a ajuda de amigos e a principal ferramenta: a internet. Na internet existem diversas formas de aprender inglês: baixando programas, lendo notícias, assistindo vídeo-clipes, ouvindo podcast (Publicação de arquivos de áudio que podem ser transferidos e ouvidos no computador ou num tocador de MP3 portátil).

Eu peguei a dica legal, se você quer aprender inglês, você precisa pensar que está nascendo agora em outra língua, esqueça o português, finja que você acabou de nascer. Bem, comecei a pensar: “Realmente isso faz sentido”. Imaginemos agora que você esta vendo uma cadeira a sua frente. Se você quer dizer que aquela cadeira em inglês é “chair”, você não deve pensar: aquilo é uma cadeira e cadeira em inglês é “chair”. Quando você ver uma cadeira, o seu cérebro deverá dizer automaticamente que aquele objeto é “chair”. Realmente essa maneira de pensar está melhorando muito meu aprendizado.

Alguns passos importantes para aprender inglês

1 - A Partir de agora escutar ligq, china232, eslpod, cnn, bbc, etc. deverá fazer parte do seu cotidiano, não é nada fácil, mas esse é um sacrifício que deverá ser enfrentado daqui para frente.

2 – Repita imediatamente diversas frases COMPLETAS que você lê e ouve todos os dias.

3 – Leia muita coisa em inglês, revistas, sites, jogos etc. Marque as palavras que não conhece e depois do estudo, veja o significado e monte frases para a nova palavra fixar.

4 – Revise todo o conteúdo que você ouvir, repita e leia durante o tempo de estudo.

5 – Escreva as novas frases que você aprendeu sentenças e etc. isso irá ajudar no seu vocabulário.

6 – NÃO LIGUE MUITO PARA A GRAMÁTICA. Lembre-se para você aprender sua lígua materna você não estudo primeiro antes de falar, certo? Então procure a gramática raramente, apenas para tirar uma dúvida pequena. Caso a gramática não supra sua dúvida, procura a ajuda de um colega.

7 – Comece a pensar nas coisas em inglês, ouça bastante em inglês. Aí vai uma dica importante: Assista a um filme por dia (Áudio em inglês e legenda em inglês), não se preocupe em entender a tradução do filme, preste apenas atenção na forma em que eles falam as palavras e montam as frases, isso está me ajudando muito. Para aqueles que estão iniciando, coloque o áudio em português e legenda em inglês, assim você verá como determinada frase em português é falada em inglês.

Isso é praticamente uma imersão. Estou aprendendo muito com isso. Para praticar uso o sharedtalk, facebook, myspace, icq, livemocha, skype. Já conversei com vários estrangeiros, da Rússia, China, Argentina, Porto Rico e Inglaterra. Se você não tiver um headphohe, compre logo um, é primordial ter. É incrível quando você começa a entender/pensar em inglês.

Resumindo tudo:

- Você vai precisar de empenho.
- Esquecer o português. Você está nascendo em outra língua. Não se preocupe com as diferenças gramaticais.
- Não traduzir palavra por palavra, pense no contexto.
- Ouvir, ler e treinar todos os dias. Não se esqueça dos filmes
- Pedir ajudar dos colegas, seja chato assim com sou, lembre-se do seu objetivo: APRENDER INGLÊS.
- E o mais importante de tudo, nunca desista, não pense que você é capaz, se eu estou aprendendo aos poucos, você também vai aprender também. Ninguém aprende nada da noite por dia, seu aprendizado pode durar meses e mais meses, vai depender apenas de você.

Para aqueles que queiram deixar mais sugestões e/ou críticas, eu ficarei no aguardo de seus comentários, pois ainda estou aprendendo.

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Você não imagina o quanto esse seu depoimento foi importante e estimulante para mim! Sabe, desde quando eu estudava no Ensino Médio, tinha amigos que faziam cursos de Inglês e muitas vezes eu os ouvia falando nessa língua e eu não entendia nada. E isso me fez muito querer aprender Inglês ;D E embora eu por enquanto não tenha condições de pagar um curso e como sou uma pessoa hiper ansiosa e sem paciência quando quero algo HAUSHAU' eu, decidi aprender por conta própria também usando a internet para isso. Já fiz uma conta no Livemocha, neste fórum, vejo filmes legendados como você disse e estou contente com meu aprendizado, mesmo ele sendo bem lento. Enfim, acredito que a chave para aprender uma nova língua é o esforço e ter em mente que os frutos não serão colhidos de um dia para o outro, mas que tudo é um grande processo, não é verdade?
Bem, isso é tudo ;D Abraço!
Faço das palavras do Cesar as minhas, adorei seu depoimento assim como já li muitas coisas aqui também que me estimularam a prender Inglês, ultimamente eu consigo ouvir mais inglês, pensar mais em inglês.
Eu faço curso mais se eu não estivesse estudado por conta própria na maioria das vezes não saberia nem 50% do que sei.
Baixo músicas, leio textos, já li um livro sobre mitologia grega em Inglês, claro que já sabia bastante coisa sobre mitologia e o que eu não sabia eu juntava daqui de lá e saia a história bem perfeita, com algumas falhas mais perfeitas.
É, é isso.

See you!
Este sim é um verdadeiro incentivo para pessoas como eu, que depois dos 50, estabilizado financeiramente ( funcionário publico) e com uma filha de 20 anos na Faculdade de História da UERJ, precisava para continuar se esforçando para aprender inglês, mais por satisfação pessoal do que por necessidade. Com inglês posso viajar para qualquer lugar do mundo ( qualquer mesmo) que poderei me comunicar com os nativos. Com inglês posso cantar minha musica preferida entendendo a letra. Suas palavras vieram de encontro as duvidas de muitas pessoas que achavam que falar inglês é coisa só de americano. Valeu amigo!!!!!! :D
Seu depoimento é realmente estimulante! Parte do princípio que com disciplina, sistematização e empenho podemos aprender qualquer coisa, do inglês ao hebraico! Já tem um tempo que eu estou querendo me dedicar ao estudo do idioma inglês, mas tudo ainda se resumia ao plano do"querer", venho procrastinando isso a algum tempo. Porém, percebo agora, que em 4 anos adiando isso eu perdi 4 anos!
Muito obrigado por dividir conosco tua experiência. Pra ser sincero, me incentivou muito. Obrigado!