Single x Only x One x Only one: Qual a diferença

Gostaria de saber qual a diferença entre single, only, one e only one com o sentido de único(a).

Já houve uma discussão sobre isso em: you-are-the-one-x-unique-x-the-only-one-t8664.html
Mas neste tópico, não falava nada do only e do single, por isso, criei um novo tópico.

Se alguém souber, me ajude.

Thanks to everyone.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Marcelo,


1."One" pode ser usado antes de substantivos no mesmo sentido de "only"(único).
Ex:He was the one person I could trust.(Ele era a única pessoa que eu podia confiar.)

2."Single" pode ser usado no sentido de "only one",em contextos referentes a números de coisas.
Ex:We won by a single point.(Ganhamos por um único ponto.)

3."Only" é amplamente usado como "único".
Ex:I was the only teacher at the meeting.(Eu era o único professor na reunião.)
ExIt is the only solution.(É a única solução.)

4."Only one" é usado para evitar repetição de termos já mencionados.
Ex:Many doctos showed up but he was the only one who managed to save her.(Muitos médicos apareceram,mas ele foi o único (médico) que conseguiu salvá-la.)

Bons estudos!
Excelente explicação do Donay.
Lembrando também que "single" sozinho dependendo do contexto pode ser subentendido como "solteiro(a)". :)
Mas, Donay, pelo o que eu entendi da sua explicação, one e only podem ser usados nas mesmas situações com o sentido de único(a). Entendi certo ou há alguma diferença entre estes dois?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Marcelo,

Algumas diferenças básicas entre "one" e "only" no sentido de "único":"One" só deve ser usado antes de substantivo ao passo que "only" não necessariamente precisa ser usado antes de substantivo."Only" é mais comum do que "one" significando "único".Os links abaixo permitem observar isso:

http://www.ldoceonline.com/dictionary/one_4

http://www.ldoceonline.com/search/?q=only

Bons estudos!
Thank you very much, Donay and Heartbeatssound. You resolved my doubt again. See you all later.