Slow: Forma no comparativo: Slower

Como se explica o comparativo de "slow" ser "slower" e não dobrar o "w"? Se for o caso de ser som de consoante e som de vogal deveria ficar mais explícito nos livros didáticos.

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Vamos esmiuçar os detalhezinhos...

Primeiro, não vamos pensar estritament em termos de português.
Em inglês eu poderia entrar no mundo das vogais, semivogais, das vogais que nós pensamos que é consoante mas são vogais, e vice-versa...

Mas para resumir e facilitar sua vida, achei melhor que você saiba o seguinte:
We don't double the final letter when the adjective ends in -y or -w:

Grey ⇒ greyer ⇒ greyest,
Slow ⇒ slower ⇒ slowest

http://speakspeak.com/resources/English ... ore-er-est

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Okay, acho que você entendeu!
De qualquer forma, acho que você está preparada para ir (ou voltar se for o caso) para o tópico de dígrafo (digraphs), in English there are three kinds of them:
-The ones that represent a new sound sh as in shut

-Either sound, in wich the sound is of one of the consonants as in kick (Sound: Kik. Ck=>k)
Knot. (sound: not => kn > n)

-The digraph in wich the sound represented is another grapheme:
Digraph [ph] as in laugh gh=>f; OR as in phone ph=>f

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Mas e quando duas consoantes se encontram sem ser um dígrafo?

Aah, eu esperava essa pergunta! Simples, seria um encontro consonantal (consonant blend).

A consonant blend is two or three consonants clustered in a word or syllable or a word, where all consonants sound are heard [that is, they make a difference...] ...Remember, whenever each consonant in a cluster can be heard, the cluster is called a blend.


Assim sendo temos, SL (consonant blend/um encontro consonantal), onde alguns consideram (em inglês) uma consoante S e uma semi-vogal L (porque acham que se tem uma consoante o que vem após nunca pode ser uma consoante "puro sangue" (então chamariam L de semi-vogal).
E depois as duas vogais que fariam um ditongo, OW (porém em termos de som é considerado um só som, longo.)

http://public.oed.com/aspects-of-Englis ... -spelling/
Veja que eles citam o exemplo de OW de "slow".

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Perceba que em inglês todo o conjunto da palavra SLOW é monosílabo, portanto recai na regra de adjetivo monossílabo (de 1 sílaba, como eles costumam mencionar.)

Para saber a separação das sílabas pode colocar a palavra no American Heritage Dictionary e ver como ele separa as sílabas (nesse caso, não separa pois é monossílabo mesmo).
https://ahdictionary.com/word/search.ht ... ubmit.y=17
O som é (slō) então monossílabo mesmo.

Tá bom, não acreditou que ele separa as sílabas? Tenta com BEAUTIFUL
https://ahdictionary.com/word/search.ht ... ubmit.y=23
Viu?
Beau·ti·ful (na notação de português = beau-ti-ful ).

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Bem, se sabemos que é monossílabo e adjetivo, agora é só partir pra regra de inglês:

1-syllable adjectives: add "-er" to the adjective

My sister is much taller than me.†

It's colder today than it was yesterday.


Note: If the word ends: consonant-vowel-consonant, then the last consonant is usually doubled in the comparative. Examples: big-bigger, fat-fatter, hot-hotter.

Finalmente, vemos que o nosso exemplo (SLOW) não recai no C-V-C (consonant-vowel-consonant) então não dobra o "w" (OW - nesse caso é dígrafo lembra?)

Então é só acrescentar ER.

http://esl.fis.edu/grammar/rules/comp.htm

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Ah, mas espera ainda! A fonética é parecida, no caso de NARROW, porém é um adjetivo de duas sílabas, eu uso "more'', duplico o W, ou acrescento ER no final da palavra?

Nesse caso, usa "ER" no final da palavra. Ela é uma daquelas excessões, de adjetivos de 02 sílabas (dissílabas).
Fora umas poucas excessões, use "more".

Other 2-syllable adjectives: use more with the unchanged adjective

The shops are always more crowded just before Christmas.
Is there anything more boring than reading about grammar?
My sister is more careful with her writing than I am with mine.

Note: The comparative of some shorter 2-syllable adjectives can be formed with -er. Examples: simple-simpler, clever-cleverer, narrow-narrower. To be sure which comparative method to use, you will need to consult a good dictionary.
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Mas se quiser "matar" a cabeça um pouquinho mais, pode dar uma olhada nessas leituras de apoio a seguir:

http://speakspeak.com/resources/english ... adjectives
https://ahdictionary.com/word/search.ht ... ubmit.y=27

https://books.google.com.br/books?id=tz ... el&f=false
a parte de dígrafo, encontros consonantais (consonant blends), vogais, etc.

http://esl.fis.edu/grammar/rules/comp.htm



E outros...
Espero de alguma forma ter ajudado!


Ah! e boa pergunta...perguntas como essa sua demonstram que você realmente estudou, "foi lá", tem uma mente perceptiva e inquisitiva. Não se contentou com ler e seguir apenas o que está no livro, pensou fora da caixinha.
Parabéns e seja bem vinda ao EE.