So e Neither combinados com Modals e Possessivos

Olá, gostaria de propor uma discussão a respeito do uso do So e Neither quanto aos modals (Can, Could, May, Might, Shall, Should e Must). Há bastante material quanto à combinação de So e Neither com os verbos em seus diferentes tempos, mas nem tanto em relação aos modals e aos possessivos.

Para isso passarei abaixo alguns exemplos de como acredito que essas combinações sejam feitas, contudo no que concerne aos modals (May, Might, Shall e Must mais especificamente) precisaria mais de uma confirmação/ajuda pois não sei se é possível fazê-las.

1 - So and Neither with Can

I can drop by the grocery store to get some food. So can Lucy.
I can´t drop by the grocery store to get some food. Neither can Lucy.

2- So and Neither with Could

I could go for a walk later. So could we.
I couldn´t go for a walk later. Neither could we.

3- So and Neither with May

I may travel to Spain next year. So may Jack.
I may not travel to Spain next year. Neither may Jack.

4- So and Neither with Might

Pamela might come over tonight. So might I.
Pamela might not come over tonight. Neither might I.

5- So and Neither with Shall

I shall invite you to my birthday party. So shall I.
I shall not invite you to my birthday party. Neither shall we.

A primeira pergunta é: dá pra usar "Shall" com "So" e "Neither"?
Se sim, neste caso não é possível o uso de qualquer outro pronome que não "I" e "We" por causa das regras de uso do "Shall", certo?

6- So and Neither with Should

I should have gone to see the doctor before getting sick. So should the kids.
I shouldn´t drive them to the airport. Neither should I.

7- So and Neither with Must

Dr. Blair must apologize for his mistakes. So must Megan.
Dr. Blair must not apologize for his mistakes. Neither must Megan.

A grande pergunta é: este uso existe? está correto?

8- So and Neither with Possessivos

The granny of Lucy has passed away recently. So has Jack´s.
Josh´s parents went bankrupt last month. So did Ana´s.
Brian´s house is near the woods. So is ours.
His boss was na*ghty. So was mine.
My children can´t speak any languages. Neither can Bob´s.
Their car doesn´t have a malfunction anymore. Neither does mine.

Pergunta: estes usos estão corretos?

Bem, usei exemplos para tentar apresentar diversos usos de So e Neither em sentenças afirmativas e negativas para cobrir todas as possibilidades. A ideia é ir um pouco além dos usos mais comuns e propor a discussão sobre aqueles que são pouco explorados nos materiais escolares ou naqueles disponíveis na Internet. Espero que minhas dúvidas ajudem a enriquecer o tema e ajude quaisquer outras pessoas que tenham as mesmas indagações.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Marlon X19 5 16
Olá,

Isso, de uma certa forma, é uma peculiaridade da língua inglesa tendo em vista que em português essas formas são usadas. No português usamos apenas o também para resumir isso tudo. Não tenho uma forma didática de explicar isso pois eu mesmo aprendi sozinho apenas por ter contato com nativos porem espero que possa me fazer entendido.

ex 1: I may travel to Spain next year. So may Jack. (Eu posso viajar à Espanha no próximo ano. Jack também pode)
I may not travel to Spain next year. Neither may Jack. (Eu não posso viajar à Espanha no próximo ano. Jack também não pode).
O neither é usado apenas quando estamos falando de algo negativo, outro aspecto importante é que o verbo, nesses casos, vem antes do sujeito (ex: So may Jack)

ex2: I should have gone to see the doctor before getting sick. So should the kids. (Eu deveria ter ido ver o médico antes de ficar doente. As crianças também)
I shouldn´t drive them to the airport. Neither should I. (Não deveria ter levado eles ao aeroporto. Eu também não deveria).

Usei apenas dois exemplos, acredite, não é tão difícil quanto parece, rapidamente você pegará o jeito!
Juliana Rios 24 105 397
Fábio, eu entendo todos seus exemplos como sendo corretos e naturais. O uso de "neither" e "so" com modais é tão comum e apropriado quanto seu uso com verbos convencionais. O mesmo pode ser dito sobre o uso de modais com possessivos e com "shall". Nenhuma dessa frases é errada em meu entendimento.
Henry Cunha 3 18 190
There is another negation option in English, with "nor":

He can't come to your party. Nor can I.
He shouldn't be late. Nor should his friend.
He wouldn't do it. Nor would anyone else.

They couldn't come. Neither one. Nor me. (Ok, "Nor I", if you insist.)
We couldn't come. None of us. Nor (any of) our friends.
Pessoal, obrigado pela ajuda e pelos insights. Há tão pouco material a respeitos do uso de So e Neither junto com os modals que realmente achei que em alguns casos nem era possível combiná-los.