Sobre a exigência de "abstracts" em monografias e TCCs

Flavia.lm 1 10 100
Pessoal,

Qdo fiz pós-graduação e tive que apresentar monografia, meu professor me orientou quanto à elaboração do “abstract” (versão traduzida para o inglês do resumo do trabalho) e informou que o mesmo era opcional e não iria influenciar em nada na minha nota.

Eu queria saber se isso mudou, se a regra varia de faculdade pra faculdade, se é alguma “norma” estabelecida pelo MEC ou coisa assim. O que eu vejo é que atualmente existem faculdades exigindo a apresentação do tal do abstract mesmo de alunos que nunca estudaram inglês na vida. E, lógico, a faculdade não dá suporte pro aluno na hora do mesmo fazer a tradução – o que faz com que muita gente peça pra alguém traduzir (muitas vezes até paga por isso), coloca lá no trabalho e fica por isso mesmo.

Queria saber de alguém que está ou que passou recentemente pelo período de elaboração de monografia (ou até mesmo de algum professor universitário) sobre a tal exigência.

É só curiosidade mesmo, ok?

Obrigada,

Flávia

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
11 respostas
Ordenar por: Data
Flavia.lm 1 10 100
Viajei, né?

Eu tava falando de "ABSTRACT", galera.
Dá um desconto aí, eu ainda não tinha almoçado!
Ravenna 3
Por curiosidade Flavia, qual sua formação? Adoro perguntar isso para as pessoas ^^ Liga não, tem hora que a Ravenna é sem noção mesmo hehehe

Sobre o ABSTRACT, pelo menos todo trabalho da faculdade de Direito que a minha mãe faz, os professores sempre pedem esse Resumo em Inglês (e outras línguas)...E advinha só, sobra pra mim, kkk Que acabo ganhando $$ para 'ajudar' as boas almas da sala dela com suas ah, traduções (aqueles que não usam o Google, hehehe).
P.S. segundo minhas fontes :D ninguém pergunta se o estudante tem pelo menos noção do idioma, algo que pode ser um pouco injusto para a maioria. Se é REGRA do MEC ou não, vou procurar saber e posto aqui!

Espero que não tenha falado demais!!! kkk

Ravenna....
Flavia.lm 1 10 100
Olá Ravenna
Obrigada pela resposta. Tenho formação na área contábil/controladoria.
regards
Ravenna 3
You're welcome! BTW Tenho alguns 'contatos' nessa área que está cada vez mais competitiva.
See you!
If the person doesn't know to write the abstract in English... There is two other options:
- "Resumen" - in Spanish;
- "Résumé" - in French;
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Gustavo Dias escreveu:If the person doesn't know to write the abstract in English
Ups! It's "doesn't know how to write"
Flavia.lm 1 10 100
Olá Gustavo

Na verdade não é nem na questão da língua que eu estava em dúvida. Queria mesmo saber sobre a exigência de se fazer o resumo em qquer língua estrangeira. Vejo cursos que formas excelentes profissionais, que falam somente português, e o fato de não saberem uma segunda língua não atrapalha em nada a vida dele. Ainda assim é obrigatório o tal do resumo em segunda língua? Quem obriga é a faculdade ou alguma outra entidade de ensino?

Grata
Ravenna 3
Opa, voltei de novo neste post para perguntar, o que significa TCCs mesmo?? Boiei :?
Flavia.lm 1 10 100
Trabalho de conclusão de curso ;)
Ravenna 3
hehehe essas abreviações são tão óbvias... que resposta rápida lol
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Olá,

Creio que isso varie de faculdade para faculdade mesmo, deve ser uma exigência somente da grade do curso.

No meu pro exemplo, não foi exigido nada em inglês, apesar de minha área de informática isso ser as vezes imprecindível.